O melhor purificador de ar

Numa altura de balanços, há um que deve passar a constar da sua lista de resoluções de ano novo. De que modo posso tomar decisões mais coerentes em termos de ecologia e sustentabilidade? Sem dúvida que optar por equipamentos eficientes energeticamente é uma delas. Neste artigo, vamos falar de qualidade do ar. E eleger o melhor purificador de ar, passa também, claro, por questões de eficiência energética!

Dois grandes temas da atualidade: ar puro, respirável e salutar; poupar energia, sem perder desempenho e conforto. Em vários aspetos da nossa vida, pessoal e/ou profissional, as temáticas à volta da saúde e da poupança dos recursos energéticos são pontos de conversa, de comunicação e consciencialização. Sobressaem em qualquer vertente da climatização, desde o controlo da temperatura ao da humidade e das impurezas no ar. Alergias ao pó, pelos de animais de estimação, pólenes, vírus, fungos e outras partículas suspensas são muito comuns, sobretudo no outono e primavera. Está cansado da irritação dos olhos, comichão no nariz e garganta e dores de cabeça constantes? Há equipamentos que podem ajudar e muito!

Porque devo purificar o ar da minha casa?

Com a pandemia da COVID 19, a necessidade de um ambiente com cuidados de higiene e desinfeção deixou de se referir em grande parte aos espaços físicos, o ar passou a assumir um destaque cada vez maior. Por outro lado, hoje em dia, passamos cada vez mais tempo em casa. O trabalho híbrido e, em vários casos, 100% remoto, veio também contribuir para este facto. Portanto, cuidar do ar da sua casa é, cada vez mais, necessário:

  • O ser humano respira, em média, cerca de 23 mil vezes por dia. E o ar em casa continua a ser mais poluído do que o do exterior. A longo prazo, se não tiver cuidado com a qualidade do ar que respira, isso pode ter consequência para a sua saúde e a da sua família.
  • Hoje em dia, é difícil não haver um caso de alergia, asma e outros problemas respiratórios na família, sobretudo se falamos de idosos e crianças. Decidir aumentar a qualidade do ar em sua casa vai reduzir a probabilidade de agravamento de sintomas.
  • Um purificador também pode funcionar como aromatizador. Em casa de fumadores, o cheiro a fumo e as partículas poluentes da nicotina fazem parte do ambiente. São vários os modelos de purificadores que fazem esta sinergia entre diferentes funções que podem incluir ventilação, arrefecimento e aquecimento.

Tipos de purificadores de ar

A diferença entre os diferentes tipos de purificadores de ar explica-se pelo seu tipo de sistema de funcionamento. Sendo assim, podemos destacar:

Purificadores com filtros HEPA

Estes filtros são capazes de reter até 90% das partículas do ar a partir dos 0,3 mícrones (faça a comparação com um fio de cabelo que está entre os 60 e os 120 mícrones). Daí o nome: High Efficiency Particulate Air – Filtros de Ar Particulado de Alta Eficiência. São compostos por malhas de fibra celulósica, sintética ou de vidro. Ao destruir estas partículas, garantem a retenção de determinados agentes alergénicos. Todavia, não têm eficácia no que toca à eliminação de odores.

Purificadores com filtros de carvão ativado

A ativação do carvão dá-se com a abertura de milhões de poros minúsculos entre os átomos de carbono quando este entra em contacto com o oxigénio. O carbono é um material extremamente poroso que atrai e retém uma grande variedade de contaminantes prejudiciais à saúde. Este tipo de purificador é ideal para capturar gases e compostos orgânicos voláteis (COV), incluindo odores de animais de estimação, de cozinha, fumo e outros odores domésticos comuns.

Purificadores de ozono

São também designados de higienizadores de ozono, geram pequenas quantidades de ozono capazes de reduzir as substâncias contaminantes do ar, destruindo determinadas bactérias e agentes químicos. Por ser oxidante, o ozono tem a capacidade de eliminação dos microrganismos no ar, contribuindo para a sua esterilização.

Purificadores com ionizadores

Estes equipamentos geram um campo elétrico que produz iões negativos. Estes propiciam a aderência às partículas do ar em suspensão para que fiquem mais pesadas e assim retidas.

Purificadores de altas temperaturas

Vamos dar um exemplo concreto neste caso. Segundo a empresa portuguesa AirFree, a sua “exclusiva tecnologia TSS (Thermodynamic Sterilization System) patenteada, destrói os vírus do ar a 200º C nos mini condutas cerâmicas do interior dos aparelhos (ceramic core), sendo que o calor transmitido para o ambiente equivale, apenas, a uma lâmpada de 50 watts”.

Mais propostas de purificadores de ar

Na Megaclima, consegue encontrar vários modelos deste tipo de equipamento! Veja com atenção as características de cada um e decida qual é o melhor purificador de ar para a sua casa aqui.

Quer uma ajuda?

  • Ao escolher um equipamento Daikin, tem a eficácia comprovada em minuciosos testes pelo Instituto Pasteur de Lille. “Segundo os testes realizados nos laboratórios do Instituto Pasteur de Lille, os purificadores de ar da Daikin eliminam mais de 99,98% do coronavírus humano HCoV-229E em 2,5 minutos*.” Para além disso, estes equipamentos foram também classificados como tendo uma eficácia de 99,93% contra o vírus H1N1 em 2,5 minutos*. O H1N1 é o vírus que causa a gripe comum.

*Consulte os resultados dos testes nos catálogos no site da Megaclima.

  • O Purificador Sanyo possui com 4 níveis de filtragem. O seu sistema de filtragem de alta eficiência elimina partículas em suspensão, agentes contaminantes, fumo e qualquer elemento poluente do meio ambiente, com um nível de ruído e consumo muito baixos.

Se precisar de mais informações, não hesite. A equipa de atendimento ao cliente da Megaclima está aqui para dar-lhe o melhor apoio na sua decisão! Entre em contacto connosco! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online.