Os purificadores de ar eliminam os vírus?

Na ordem do dia estão os assuntos que envolvem o cenário de pandemia. Higiene, segurança, alertas constantes de distanciamento social, minimizar os riscos de transmissão… Todos são pontos de partida para a discussão. E os purificadores de ar antivírus não ficam de lado.

Apresentar soluções de equipamento para os mais elevados padrões de higiene e desinfeção de espaços tem sido uma prioridade para todos os setores de mercado e até uma oportunidade de negócio para muitos. No que toca à purificação do ar, esta não deixa de ser uma vertente de combate ao coronavírus.

Como funciona o purificador de ar

Se considerarmos que cada um de nós exerce o processo de respiração cerca de 20000 vezes por dia e que passamos mais de 80% do nosso tempo em espaços fechados, é fácil perceber a importância de um purificador de ar.

O purificador de ar é o equipamento que tem como único objetivo conseguir um ar leve e respirável, saudável e sem agentes contaminantes. Atualmente, existem vários modelos de ar condicionado que possuem a função de purificação de ar, mas nunca será em pleno como a de um único aparelho apenas para esse efeito.

Através de um sistema de filtragem de ar, o purificador absorve o ar do ambiente, retendo partículas poluentes ou nocivas para a nossa saúde. Em seguida, devolve o ar ao espaço com maior qualidade, sem poluição, agentes contaminantes, ácaros, pólenes e até maus odores. Na realidade, está a contribuir para a renovação do ar, o que é determinante para este se tornar mais saudável. Conhece a Tabela de Renovações de Ar?

Tipos de purificadores de ar

O funcionamento de um purificador de ar está intimamente ligado ao tipo de equipamento de que estamos a falar. Assim, podemos destacar:

– Os purificadores com filtros HEPA são capazes de reter até 90% das partículas do ar a partir dos 0,3 mícrones. Ao destruir estas partículas, garantem a retenção de determinados agentes alergénicos.

– Os purificadores de ozono, também designados de higienizadores de ozono, geram pequenas quantidades de ozono capazes de reduzir as substâncias contaminantes do ar, destruindo determinadas bactérias e agentes químicos.

– Os purificadores com filtros de carvão ativado permitem a eliminação de contaminantes gasosos e maus odores.

– Os purificadores com ionizadores geram um campo elétrico que produz iões negativos. Estes propiciam a aderência às partículas do ar em suspensão para que fiquem mais pesadas e assim retidas.

Existem ainda purificadores que usam as altas temperaturas para eliminação de vírus. Segundo a empresa portuguesa AirFree a sua “exclusiva tecnologia TSS (Thermodynamic Sterilization System) patenteada, destrói os vírus do ar a 200º C nos mini dutos cerâmicos do interior dos aparelhos (ceramic core), sendo que o calor transmitido para o ambiente equivale, apenas, a uma lâmpada de 50 watts”.

Imagem funcionamento de um aparelho Airfree

O Modelo P100 da AirFRee é adequado para ambientes até 42 m².

Com a tecnologia TSS de esterilização do ar, altamente eficiente, permite eliminar até 99% de bactérias, fungos, vírus, pólen, alérgenos de animais domésticos, alérgenos de ácaros e demais poluentes orgânicos do ar. A série P inclui ainda uma luz noturna azul, suave e regulável, sendo um equipamento muito silencioso.

Um produto 100% Português à venda na Megaclima. E também dispomos de outras marcas e modelos. Basta clicar aqui, para saber mais!

Mas será correto dizer “purificador de ar antivírus”?

Assumindo a realidade como ela é, cabe-nos referir que um purificador de ar pode, de facto, reter partículas do tamanho de vírus que sejam transportados pelo ar. O que acontece é que vai impedir a propagação ou multiplicação dessas mesmas partículas ou fazer com que estas não permaneçam no ar por muito tempo. Seria ilusório afirmar que um purificador de ar pode proteger completamente de um vírus. A denominação de purificador de ar antivírus não é absolutamente efetiva.

Não se esqueça de que… Os purificadores podem ser eficazes com os vírus em ambientes concretos como um hospital ou até uma zona de quarentena, mas não evitam a propagação de um vírus como o Covid-19. Atenção que poder-se-á conseguir purificar o ar, mas se houver alguém que tosse ou liberta gotículas de outra forma, espirrando, por exemplo, é claro que pode contaminar outra pessoa desse espaço. Neste sentido, reforçamos a importância do distanciamento social, da higienização das mãos e da desinfeção de espaços e superfícies como principal meio de proteção.

Sabia que… O ar do espirro humano pode viajar a uma velocidade de 160 km/h ou mais? Aqui está uma boa razão para cobrir o seu nariz e boca quando espirrar (e lavar as mãos de seguida), usar máscara ou desviar a cabeça quando ouvir alguém espirrar.

A importância da ventilação

A principal recomendação da DGS e dos especialistas aponta para fazer uma correta ventilação dos espaços fechados. Ao promover uma correta ventilação natural, abrindo portas e janelas, deixando que a casa receba sol e ar fresco, minimiza as condições de propagação de vírus.

O cuidado para com a ventilação cria conforto, garante os níveis adequados de oxigenação e humidade para o nosso corpo, sendo essencial para a nossa saúde. Para além destes benefícios e, caso seja empresário, não se esqueça de que a correta ventilação também cria as condições necessárias para a produtividade expectável dos seus colaboradores.

Num ambiente onde o ar não é renovado, há o risco de se contrair uma série de doenças respiratórias e o mal-estar é agravado. Se se tratar de um espaço muito frequentado, ou seja, quando há muitas pessoas a respirar ao mesmo tempo observa-se um aumento de libertação de dióxido de carbono, o que pode causar sonolência e dor de cabeça.

Manutenção do purificador de ar

Se estamos a falar de um purificador de calibre doméstico, a manutenção é muito pouca ou nenhuma! Se tiver um purificador com filtros, mantenha-os debaixo de olho e será o suficiente.

Se precisar da ajuda da Megaclima, já sabe! Basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), pode também enviar-nos um email para geral@megaclima.pt e ainda pode preencher os nossos formulários online. Não hesite em contactar-nos, estamos aqui para ajudá-lo!