O purificador e a qualidade do ar

Porquê purificar o ar?

A pureza e a qualidade do ar devem ser satisfatórias para quem permanece no ambiente. No caso dos bebés, idosos, asmáticos e pessoas alérgicas ou mais sensíveis, as exigências são ainda mais severas.

Parte do conforto térmico tem a ver com a pureza do ar, pelo que os casos extremos de excesso de poeira, mofo e humidade devem ser resolvidos através da purificação do ambiente. Nestes casos, deve recorrer-se a um aparelho purificador do ar.

Ar Puro vs Ar Impuro

O ser humano respira cerca de 20 mil vezes por dia, inalando aproximadamente 12 mil litros de ar para os pulmões, para obter o oxigénio necessário para sobreviver. Entre 80% e 90% do tempo é passado dentro de paredes – em casa ou no emprego -, onde o ar é, maioritariamente, impuro, daí a importância de se recorrer a um aparelho purificador.

Isto significa que o tempo passado em ambientes de ar puro, como a praia ou a floresta, é bastante reduzido. O valor médio europeu aconselhado de permanência no exterior é de, aproximadamente, cinco horas por dia.

Este valor é extremamente superior à média portuguesa, onde os locais preferidos de permanência são os centros comerciais, tendo-se perdido o hábito de ir para parques ao ar livre, jardins ou para o campo.

Conforto e Qualidade de Vida

Por outro lado, os sistemas de climatização possuem filtros de ar que, geralmente, retêm poeira, gerada com a circulação de ar no ambiente. Os filtros devem ser periodicamente limpos ou substituídos para não haver problemas de impurezas no ar, em ambientes climatizados.

Sabendo que o ar puro significa vida e que existem 20 milhões de partículas num metro cúbico de espaço em sua casa, é fácil de compreender que este número é 20 vezes maior do que no exterior e 200 vezes maior do que junto ao mar. Neste contexto, é prudente recorrer-se a um purificador de ar.

Ao tentar manter o conforto na sua casa, com temperaturas entre os 19 ºC e os 23 ºC, está também a criar condições para a proliferação de parasitas, ácaros, fungos, bactérias e vírus. Por isso, ao tentar fazer bem, está, inadvertidamente, a prejudicar o ambiente. Recorra, então, a um dispositivo purificador.

Saiba mais em www.megaclima.pt

Compartilhe o nosso artigo
Follow by Email
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn