O que é o Ar Condicionado Split e Preços?

O que é o ar condicionado split e qual o seu preço?

Na realidade, todos os ares condicionados são split, isto é, dividem-se em partes. Passando a explicar melhor: a palavra inglesa SPLIT traduz-se em “separado”, “dividido”. No contexto do ar condicionado, significa que este se divide em unidade condensadora (exterior) e evaporadora (interior). As unidades condensadora e evaporadora, bem como o compressor estão interligados. Caso um não venha a funcionar corretamente, todo o sistema será comprometido.

Como funciona o ar condicionado split?

O sistema de ar condicionado split para funcionar utiliza um fluido refrigerante (popularmente chamado de gás) que se transforma do estado gasoso para o estado líquido e vice-versa, de acordo com as mudanças de pressão e temperatura. E é este fluido que se move entre o compressor, condensador e evaporador, num ciclo contínuo.

O gás em estado líquido entra no evaporador, unidade interior, começa a evaporar e expandir e passa para o estado gasoso. Quando o gás no estado líquido evapora, este absorve calor do ambiente. Portanto, o calor flui do ambiente para este gás que o transporta para o exterior.

O compressor pressiona as moléculas do gás para mais perto uma das outras, comprimindo-as, aumentando a pressão e densidade do gás. Como o que comprime aquece, o compressor transfere energia para o fluido refrigerante e este fica mais quente. Depois, o fluido refrigerante que foi comprimido deixa o compressor sob uma alta pressão, acima da temperatura do ar exterior do ambiente.

Em seguida, o fluido refrigerante entra no condensador, (unidade exterior). Como o fluido é mais quente do que o ar exterior, o calor sai do fluido para o ar que está mais frio. Aqui acontece mais uma troca de calor, o fluido refrigerante, comprimido e quente, perde calor para o ar externo que está mais frio. O fluido começa então a condensar, perdendo energia térmica, na medida em que ele condensa, passando do estado gasoso para o estado líquido.

Resumindo, o calor é extraído do ambiente interior e expelido para a área exterior.

E quanto aos preços?

No crescente mercado de climatização, testemunhamos uma variedade de marcas, modelos e preços que nos deixam muito indecisos e confusos enquanto consumidores. Mas o que pode fazer variar tanto o preço do ar condicionado split? Tendo em conta equipamentos de ar condicionado split com a mesma potência, eis algumas razões:

A marca

Como em qualquer outro produto de climatização ou de outra esfera de negócio, a marca é determinante no preço. Se formos um pouco mais fundo na explicação da intenção de compra, tanto em situações de preços baixos quanto em de preços altos, a vontade de comprar é maior para marcas conhecidas. A perceção de qualidade para marcas conhecidas é significativamente maior do que para marcas desconhecidas, independentemente do nível de preço. Assim, um ar condicionado split da marca Daikin será, no mesmo nível de potência, mais caro que um ar condicionado split de outra marca sem reconhecimento do público.

A tecnologia

Muito ligada à marca, a tecnologia de ponta em equipamentos de ar condicionado contribui para um preço mais elevado. Falamos de funções únicas e inovadoras que levam o conforto térmico a níveis que vão muito além de ter apenas a temperatura desejada.

Deixamos aqui um exemplo do que falamos acima. Grande parte das vezes, o ar condicionado é apontado como um responsável pela secura da pele. A LG pensou mais à frente e desenvolveu a tecnologia Ioncare, cujo atributo esterilizador é responsável por emitir iões no ambiente, eliminando grande parte dos agentes causadores de crises alérgicas e beneficiando a saúde dos seus consumidores. Por outro lado, também desenvolveu a tecnologia Skincare que, a partir da humidade remanescente do ar, que passa pelo equipamento, forma e liberta partículas de água que dão uma sensação de conforto à pele.

O design e a estética

Os consumidores têm uma preocupação estética cada vez maior. A decoração do ambiente não pode ser comprometida, por isso preferem-se as linhas simples, modernas e elegantes, com design minimalista. Agora, facilmente poder-se-á enquadrar um equipamento de ar condicionado split na decoração. Ou então, vá mais longe e faça deste uma verdadeira “obra de arte”. Já conhece o modelo mural da Série Everest da Midea? Vai ser difícil resistir ao seu original e elegante design em forma de S!

Embora os preços possam variar, há algo que é ponto assente: uma boa performance do equipamento começa na correta instalação do ar condicionado split.

Instalação do ar condicionado split

Não se esqueça de fazer as perguntas certas!

Quais as soluções quanto à saída do dreno do equipamento?

Se não houver uma saída exclusiva para o dreno, este pode ser colocado em qualquer ralo “sifonado” que não implique o retorno de cheiro de esgoto. Muito importante é que esse dreno, em termos de tubagem, não tenha nunca subidas e descidas, formando um sifão, ele tem de ser todo em queda pelas paredes e no piso deve ser plano com leve queda de, no mínimo, 1 centímetro.

O ar condicionado já vem com gás suficiente de fábrica? Ou precisa de receber mais carga aquando da instalação?

Em média, o gás que já vem no equipamento é suficiente para até 8 metros de tubagem, o que não impede que no fabrico tenha ocorrido uma deficiência na carga de gás, o qual deverá ser medido pelo técnico na instalação.

Qualquer pessoa pode instalar um aparelho de ar condicionado split?

Não. Estamos a falar de um trabalho especializado, de um equipamento com variações de pressão de gás refrigerante. Só um técnico credenciado saberá fazer a perfeita utilização das ferramentas de instalação e a aferição das cargas de gás corretas. Não arrisque e tenha a garantia de que o seu ar condicionado funcionará corretamente, no seu melhor rendimento.

Quanto custa a instalação do ar condicionado split?

Na Megaclima, ao comprar um ar condicionado split ou outro equipamento, com a respetiva instalação, está também a comprar um serviço pós-venda, que será prestado durante toda a vida útil do equipamento. Se comprar o produto sem instalação, não terá de pagar o custo inerente de uma equipa pós-venda. No mercado em geral, poder-se-á deparar com preços que superam os 200€ por máquina, o que, no caso da Megaclima, já está acima dos valores praticados. É verdade que responder à questão “Quanto custa a instalação do ar condicionado split?” não é assim tão linear. Há várias condicionantes, nomeadamente os materiais e a dificuldade que variam de obra para obra.

Pondere se o preço deve ser o principal fator diferencial! Comprar um ar condicionado split barato pode sair-lhe caro. Aproveite a segurança e competência da Megaclima com equipas técnicas específicas para assistência pós-venda. O equipamento instalado é mecânico e fixo, necessitando de um serviço pós-venda assegurado no local.

Entre em contacto connosco para o número 219253300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .