Soluções de climatização para casa

Climatizar a casa é uma necessidade cada vez mais frequente nas pessoas. E quando falamos de climatização para casa não é algo que envolva apenas recursos naturais, como é o caso da ventilação natural. Verões quentes com temperaturas acima dos 35ºC não têm sido raros. Por outro lado, invernos amenos já fazem parte da história. Nos últimos anos, registaram-se as temperaturas mais baixas de sempre. O que as pessoas desejam é ter o equipamento certo que permita conseguir conforto térmico, bem-estar e saúde dentro de casa. Pois, assim, chegamos ao tema deste artigo: soluções de climatização para casa.

O que é a climatização

O contexto da climatização é muito abrangente, envolvendo o aquecimento, o arrefecimento, a humidificação, desumidificação e a ventilação. Numa conjugação de fatores, a climatização garante o controlo sobre as condições ambientais de um espaço fechado, no que respeita à temperatura, à humidade, à qualidade e à velocidade do ar nesse mesmo espaço. Climatizar está cada vez mais ao alcance do consumidor, em qualquer ambiente, quer seja residencial, comercial ou industrial. Os preços estão mais competitivos, as marcas estão mais acessíveis ao grande público e os modelos satisfazem, em larga medida, as necessidades do cliente. Todavia, não será inadequado dizer que quanto maior for o nível de profissão, de rendimento e das condições económicas, melhor será a relação entre o mercado e o consumidor, em termos de soluções de climatização para casa.

Equipamentos de climatização

A busca pelo conforto térmico aumenta a cada dia. Seja em casa ou no escritório, é preciso utilizar equipamentos para climatizar os ambientes, garantindo um controlo ideal da temperatura. Com o ar leve e respirável, sem calor e sem frio! Não é o que deseja? Leia mais abaixo sobre as soluções de climatização para casa.

Ar condicionado

Já o dissemos várias vezes: o ar condicionado é o protagonista da climatização e, portanto, uma das melhores soluções de climatização para casa. Com o melhor desempenho em termos de controlo de temperatura, o ar condicionado ganha terreno a toda a velocidade em termos de eficiência energética e estética. E quando o tema é o funcionamento do ar condicionado, podemos aprofundá-lo se dividirmos as suas funções básicas das funções especiais.

Funções básicas e especiais do ar condicionado

Por funções básicas, indicamos aquelas que encontrará em qualquer modelo, de qualquer marca. Será na tecla Mode/Modo que vai selecionar a função desejada. Temos, portanto, o Modo de Arrefecimento, de Aquecimento, Modo Automático, Modo desumidificação e Modo Ventilação.

Ao descrevermos as funções especiais, podemos enumerar várias, sendo que o modelo, a marca e, por conseguinte, o preço determinam a sua existência. Estas diferenciam os equipamentos de ar condicionado, acrescentando valor e comodidade para quem prefere investir em tecnologia. Abaixo, apresentamos dois exemplos:

Função Sleep – no verão é comum as pessoas terem uma maior dificuldade em dormir, devido às altas temperaturas. E é durante a noite que o uso do ar condicionado aumenta. Assim, os fabricantes criaram uma função que melhora a qualidade do seu sono. Ao acionar esta função, inicialmente baixa a temperatura para uma temperatura favorável para descansar. Depois, de uma maneira gradual, aumenta a temperatura para relaxar o corpo e ajudá-lo a ter um sono profundo. Por fim, a temperatura mantém-se para proporcionar um acordar pleno. Além disso, ao utilizar esta função, o consumo de energia diminui até cerca de 35%. Esta função está disponível em vários modelos e marcas. Experimente ver os modelos da Midea.

Função Turbo – ideal para arrefecer rapidamente o ambiente. Quando acionada, o aparelho funciona na velocidade de ventilação máxima. Além disso, a temperatura é ajustada automaticamente para os 18ºC, por 30 minutos, a fim de garantir o melhor desempenho de arrefecimento. Veja os modelos da Samsung e LG que possuem esta função (Jet Cool)!

Podíamos ainda falar da função Eco, da Auto Clean (autolimpeza), de ultrassilêncio, entre outras.

Existem diferentes tipos de ar condicionado, desde os murais ou de parede, até às consolas teto/chão, sem esquecer as cassetes que também podem ter aplicação residencial. E não se esqueça do ar condicionado portátil! Pergunte à Megaclima qual é o tipo ideal para a sua casa!

Desumidificador

Com uma função muito específica de controlo dos níveis de humidade, o desumidificador faz parte dos equipamentos de climatização em casa. Os níveis de humidade aceitáveis mudam durante o ano. Durante os meses de verão, o “normal” é uma humidade inferior a 50%. No inverno, o indicado são valores de 40% a 60%, especialmente em casos de condensação nas janelas. Por fim, as pessoas sensíveis a alergias, ou que sofrem de asma, sentem-se confortáveis com valores de humidade de 40% a 55% ou até menos. A ajuda de um desumidificador é essencial para conseguir atingir estes níveis de conforto e para eliminar os malefícios do excesso de humidade em casa.

Humidificador

Os níveis de humidade relativa do ar quando estão abaixo do normal podem originar desconforto e até mesmo problemas respiratórios. O humidificador é um equipamento de climatização em casa que pode trazer muitos benefícios! Os humidificadores são práticos e eficientes, possuem uma longa vida útil e consomem pouca energia. E não se preocupe porque os humidificadores apresentam um risco praticamente nulo no que toca a provocar o aparecimento de bolor.

Ventilação

Uma boa ventilação é o alicerce da qualidade do ar em sua casa! Neste contexto de climatização, podemos separar a ventilação mecânica da natural, sendo que o ideal é a parceria entre estas. Renovar o ar interior de uma forma natural e investir em aparelhos ventiladores é a solução perfeita. Saiba mais sobre ventilação aqui.

Empresas de climatização

Para finalizar este artigo, devemos realçar a importância da escolha de uma empresa de climatização. É essencial optar por uma empresa de climatização certificada, que seja confiável, que ofereça produtos variados e de qualidade, que tenha uma atitude ecológica e que, obviamente, consiga satisfazer as suas necessidades enquanto cliente. Não se esqueça de que com a compra de equipamento, vem a sua instalação e a sua manutenção e assistência. Confiar estes serviços a uma empresa de prestígio, com décadas de experiência e com os melhores técnicos é o passo a dar!

Já conhece a Megaclima? Visite o nosso site, preencha os nossos formulários de contacto online, ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt . São várias as formas de nos contactar bem como as nossas soluções de climatização para casa!