Acabe com o pó em casa!

Saber gerir o pó em casa depende obviamente da limpeza que está disponível para fazer e da ajuda mecânica que pode conseguir. Com o dia-a-dia acelerado que a maior parte de nós tem, é muito raro conseguir manter uma casa sempre sem pó. Mas não desista, porque há maneiras e equipamentos que nos dão uma ajuda e mais tempo para usufruir das nossas casas com conforto e de uma maneira saudável.

O que é o pó?

Alguma vez se questionou sobre o que é o pó, efetivamente? Pois, a poeira ou resume-se a pequenas partículas de variadas origens, estruturas e composições, como sejam a poluição, pele morta e ácaros. Estas partículas depositam-se a partir da suspensão pelo ar nas diversas superfícies da sua casa e podem ser responsáveis pelas alergias e problemas respiratórios.

Se formos mais além e descrevermos o pó mais fino (que não é aquele que habitualmente temos em casa), falamos de partículas com um diâmetro inferior a 10 micrómetros. Um caso extremo de partículas finas de pó é quando estas são inferiores a 5 micrómetros de diâmetro e podem penetrar a membrana exterior dos pulmões. A maioria dessas partículas acumula-se assim nos espaços disponíveis dentro dos pulmões. A consequência é que o organismo sente-se compelido a prolongar o trajeto de difusão para o oxigénio, o que dificulta a respiração e provoca a falta de ar. Já o dissemos acima que este não é o comum pó em casa, mas já pensou num equipamento que pode purificar o ar interior que respira?

Dicas para uma casa mais respirável

Acabar com o pó em casa é praticamente impossível, mas pode reduzi-lo significativamente. O importante é garantir que em sua casa se pode respirar saudavelmente. Ora preste atenção às nossas dicas:

    Mantenha as divisões sempre arejadas, abrindo as janelas nos períodos de sol para evitar o aparecimento e acumulação de humidade;

    Forre os colchões, travesseiros e almofadas com uma capa impermeável;

    Lave e troque as fronhas, lençóis, toalhas com bastante frequência;

    Os cobertores devem ser substituídos por edredões que possam ser lavados com frequência;

    Não utilize espanador. Este apenas afasta o pó de um lugar para outro. Substitua-o por flanelas ou panos de microfibra e utilize produtos multiúsos para facilitar a limpeza;

    Limpe a mobília com um pano húmido, pelo menos uma vez por semana;

    Limpe persianas com um pano húmido ou em caso de cortinas de tecido leve, lave-as a cada 15 dias no máximo;

    Aspire as cortinas, tapetes e carpetes;

    Primeiro deve aspirar e depois passar um pano húmido pelo chão;

    Evite que animais que soltem pelos, como cães e gatos, fiquem no ambiente, principalmente na cama, nos sofás e tapetes;

    Não fume dentro de casa;

    Especialmente no quarto, evite objetos que acumulem poeira como livros, revistas, brinquedos de pelúcia, entre outros;

    Evite cheiros fortes como de tintas, solventes, inseticidas e produtos de limpeza – se for inevitável, abra bem as janelas;

    Coloque tapetes nas entradas. Isso reterá muita sujidade que vem nos sapatos;

    Borrife superfícies de madeira com produtos que são repelentes de pó;

    Vede possíveis espaços entre os rodapés e a portas;

    Muita poeira vem de fora da casa. Use massa de calafetagem para fechar fissuras em torno de portas e janelas;

    Deixe os sapatos sujos à porta. A terra e a lama trazidas pelos sapatos ressecam, desintegram-se e transformam-se em pó. Sobretudo nos períodos frios e chuvosos, esta medida é fundamental e deve tornar-se rotina para si, para a sua família e amigos;

    Troque/limpe regularmente o filtro do ar condicionado.

E por falar em ar condicionado?

O ar condicionado desempenha um papel muito importante no alcance do seu conforto térmico e na purificação do ar. Cada vez mais com um design diferenciado, com as funções que aliam eficiência e ecologia, existem modelos de ar condicionado que possuem um sistema de purificação do ar. Basicamente, trata-se de um processo de filtragem ultra. Equipamentos aplicam este sistema através de 3 a 5 etapas de tratamentos do ar, eliminando as poeiras e deixando o seu ambiente mais protegido contra fungos, bactérias e odores desagradáveis.

É muito importante que a saída de ar do ar condicionado esteja sempre limpa. Caso contrário, quando o aparelho estiver ligado todo o pó depositado nas aletas será libertado no ambiente. Por outro lado, a limpeza dos filtros é essencial. Deixe estas tarefas para nós, Megaclima, que possuímos excelentes acordos para fazer a assistência e manutenção do seu ar condicionado e de outros equipamentos de climatização.

Qual a função do purificador?

Enquanto o ar condicionado é um equipamento multifacetado em que a purificação do ar é apenas uma função de que dispõe, o purificador tem como objetivo único garantir que o ar em sua casa é respirável, leve e confortável. Mas atenção! O purificador não vai apenas remover o pó do ar. Este equipamento retira do ar as partículas e impurezas causadoras de alergias, elimina fumos e outros contaminantes além do pó, como pelos de animais ou pólen. O purificador de ar desempenha a sua função através de um conjunto de três filtros que, em contacto com o ar do ambiente, efetuam a limpeza devida e proporcionam 99,9% de purificação. O pré-filtro retém a poeira, o filtro Hepa é responsável pela filtragem de partículas microscópicas e o filtro de carvão ativado elimina vários odores. 

Pré-filtro

Remove grandes partículas, como o cotão, por exemplo. Este tipo de filtro pode ser lavado com água ou limpo com um aspirador para facilitar a manutenção.

Filtro HEPA

Remove 99,97% das partículas de sujidade que medem apenas 0,3 mícrones.

Filtro desodorizante de carvão

Desenvolvido com base na nanotecnologia, captura e elimina odores (de tabaco e animais de estimação, por exemplo).

Na Megaclima, acreditamos que é possível diminuir o pó em casa. É uma tarefa de equipa. Temos conselhos para dar e equipamentos para mostrar! Por que não nos liga para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou nos envia um email para geral@megaclima.pt ? O seu contacto será um passo determinante no combate ao pó e ao objetivo de ter um ambiente mais saudável em sua casa. Conte connosco!