Qual o melhor tipo de ar condicionado? – Megaclima

Já se decidiu e vai comprar um ar condicionado. Excelente decisão! Mas, e agora? Qual o melhor tipo de ar condicionado para a sua casa, para o seu escritório? Com tanta oferta no mercado, como vai ter a certeza de que consegue escolher realmente da melhor maneira?

Sim, são várias as questões que se colocam no momento em que decide comprar um ar condicionado. A sua escolha tem de ser suportada por conselhos de profissionais que conhecem bem o mercado e sabem, efetivamente, qual é o melhor tipo de ar condicionado para o espaço que pretende climatizar. Não se esqueça de que vai comprar um equipamento que requer já algum investimento. Fazer uma boa compra nem sempre é fácil. Nós podemos ajudá-lo! Comece por ler este artigo até ao fim.

Uma boa compra em climatização

O objetivo primordial de qualquer equipamento de climatização é proporcionar-lhe conforto térmico. E atenção, o conforto térmico não implica apenas o controlo que tem sobre a temperatura, existem outros indicadores que estão em causa, como os níveis de humidade adequados, a qualidade do ar que é essencial, bem como a ventilação apropriada. Há todo um conjunto de fatores que envolvem a climatização de um ambiente que deve ter em conta. Uma boa compra neste contexto deve contemplar, por exemplo:

Uma oferta de funções completa. Função de arrefecimento e aquecimento são funções primárias. Mas depois, existem muitas outras que permitem desde a purificação do ar, diferentes modos de funcionamento para dia/noite, função turbo, entre muitas outras.

Eficiência. Deve ser um equipamento eficiente, com baixos consumos, com a Tecnologia Inverter.

O que é a Tecnologia Inverter   A marca Daikin descreve esta tecnologia de uma forma muito apropriada. “a tecnologia inverter é semelhante à corrida. É necessária mais energia para correr rapidamente e parar do que para correr a um ritmo contínuo.”    A tecnologia inverter ajusta a velocidade de rotação do motor do equipamento, com vista a um funcionamento contínuo e não intermitente. Com o aumento e diminuição gradativos na rotação, não há picos de energia. Estabilidade e equilíbrio são palavras-chave neste sistema. 

Ecologia. Deve ser um equipamento amigo do ambiente, de preferência com os mais recentes gases refrigerantes. Certifique-se de que o seu novo AC trabalha com um gás que é inofensivo para a camada de ozono, eficiente energeticamente, não inflamável e com baixo nível de toxicidade;

Estética. É também um fator importante. O ideal é estar em sintonia com a decoração do espaço.

Silêncio. Ter uma unidade interior e exterior que emitam pouco ruído é essencial para o seu bem-estar. Nas características do seu novo equipamento de ar condicionado, encontra a indicação dos graus de ruído alto, médio, baixo e mínimo ou silencioso que o ar condicionado emite durante o seu funcionamento. O decibel é a unidade de medida para quantificar o nível de intensidade auditiva de uma informação determinada. Consulte a tabela de decibéis em detalhe aqui

Se conseguir uma conjugação dos aspetos acima discriminados e um preço ao nível do seu orçamento, certamente, fará uma boa compra!

Tipos de ar condicionado

Existem vários tipos de ar condicionado no mercado cada vez mais fértil da climatização. Tem de avaliar as suas necessidades, à medida do espaço e do orçamento, para decidir da melhor maneira.

Os principais tipos de ar condicionado são:

Ar condicionado portátil: com um preço mais acessível, este tipo de ar condicionado é ideal para quem vive numa casa alugada ou onde há condicionalismos em relação à aparência do prédio, por exemplo. O espaço não pode ser grande para haver eficiência deste tipo de equipamento e corre o risco de o seu silêncio ser perturbado. No entanto, não deixa de ser vantajoso poder deslocar o ar condicionado de uma assoalhada para a outra. Tenha atenção ao tipo de janelas, porque estes equipamentos precisam de um kit adequado para poderem funcionar.

Ar condicionado mural: está no topo das preferências. É ideal para moradias, apartamentos, escritórios e empresas de pequena dimensão em termos de áreas. Há todo um universo de marcas e modelos por onde pode escolher, sendo que, para além das mais variadas funções, o sistema multisplit vai dar-lhe muita margem de manobra. Na realidade, nesta opção, vai poder controlar termicamente vários ambientes, utilizando apenas uma unidade exterior (unidade condensadora) e várias unidades interiores (unidades evaporadoras), distribuídas de acordo com os espaços a climatizar.

Ar condicionado cassete: a grande vantagem deste tipo de ar condicionado é que não há qualquer condicionalismo de espaço! É indicado para áreas médias a grandes, o que não significa que não possa ter aplicação doméstica. Aliás, já há bastantes pessoas a optarem pelo ar condicionado cassete para as suas casas. Passa despercebido, não “estraga a decoração” e não ocupa espaço. Para além destas vantagens, também possui uma ótima distribuição de ar e é muito silencioso.

Ar condicionado consola teto/chão: um equipamento muito versátil em termos de instalação. Podendo optar por colocá-lo no teto ou com base no chão, a distribuição de ar pode ser feita a partir da parte frontal ou superior, em função das necessidades do espaço. Estéticos, silenciosos, eficientes, são adequados para espaços residenciais ou comerciais. Têm de ser espaços mais amplos e que tenham um fluxo muito intenso de pessoas ou que possuam um pé direito muito alto, o que, por exemplo, dificultaria a refrigeração por um equipamento split tradicional.

E o melhor tipo de ar condicionado é…

Esta frase só poderá ser completada quando obtivermos todas as informações de que precisamos para fazer um correto cálculo térmico e elaborarmos a nossa proposta de projeto de climatização. É assim que a Megaclima trabalha, com todo o rigor e compromisso!

A empresa certa

Pode ficar confuso e perdido no meio de tanta oferta, de tantas características e especificidades técnicas. Optar pelo aconselhamento profissional é o mais sensato. Técnicos credenciados e experientes vão dar-lhe outra confiança na compra do seu futuro ar condicionado.

Para além disso, trata-se de uma compra segura, porque terá sempre o recurso do gabinete de manutenção e assistência técnicas!

Tire todas as suas dúvidas com o apoio ao cliente da Megaclima! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online!