Devo dormir com o ar condicionado ligado?

A melhor maneira de começar este artigo é reforçando a importância da climatização no nosso quotidiano. Com efeito, uma parte bastante significativa do nosso tempo é passada em locais fechados, quer seja em casa, no escritório ou lugares afins. Cada vez mais, vemos os espaços públicos e as habitações com ar condicionado. A qualquer altura do dia, a máxima é conseguir conforto térmico, mesmo quando está a dormir. Dormir com o ar condicionado ligado pode melhorar efetivamente o seu descanso. Já vamos explicar como e porquê.

O efeito da climatização na sua vida

Antes de mais, convém referir que a climatização de um ambiente passa pela ventilação, arrefecimento, aquecimento, humidificação e desumidificação. Por isso, embora o ar condicionado seja o equipamento mais destacado neste âmbito, existem muitos outros aparelhos que protagonizam a climatização. Todos estes têm um propósito comum:

Melhorar a sua saúde

– Se falamos, por exemplo, de uma exposição prolongada ao calor em excesso, é possível que a pessoa desenvolva um quadro de aumento de fraqueza, irritabilidade, ansiedade, falta de foco e dificuldade de concentração e, em alguns casos, até mesmo depressão. Por isso, manter o ambiente na temperatura considerada ideal pela maioria, os 21/23ºC, pode reduzir o risco destes problemas;

– Por outro lado, a climatização do ambiente pode ajudar a garantir as condições adequadas de bem-estar e higiene, combatendo a transmissão de doenças causadas por fungos, bactérias e outros agentes contaminantes.

Aumento de produtividade

– A sociedade moderna exige muitas horas de trabalho e de estudo continuado. A performance durante estes períodos pode ser afetada pelo simples facto do ambiente não ter a temperatura ideal. Falta de concentração, baixo rendimento e até mesmo aumento da frequência de erros e acidentes… Eis o que pode acontecer! Além de otimizar o tempo e a energia dos funcionários, ao realizarem as tarefas de rotina, uma boa climatização também pode minimizar o stresse no local de trabalho.

Veja, por exemplo, os hospitais. Nas salas de cirurgias, a climatização é decisiva não só para propiciar o melhor desempenho das atividades dos profissionais como também para conter a disseminação de microrganismos em unidades críticas, com alto potencial de risco para a ocorrência de infeções.

Um projeto de climatização influencia beneficamente a sua vida, podendo mesmo ajudá-lo a dormir melhor! Por que não contacta o nosso gabinete de projeto? Saiba tudo aqui.

Ter qualidade de sono

Como já dissemos, dormir com o ar condicionado ligado pode maximizar a sua qualidade de sono. Mas o que é ter qualidade de sono? Imagine quantas pessoas colocam esta questão! Estudos comprovam que as pessoas estão a dormir cada vez menos e dormem cada vez pior, acordando a meio da noite várias vezes.

Ter qualidade de sono é dormir bem – algo fundamental para se ter mais saúde e evitar ganhar peso, por exemplo. Por outro lado, uma boa qualidade de sono permite ter um estado de alerta mais consistente e estável, sem ter sono ao longo do dia e sem má disposição.

A função Sleep do ar condicionado

Atualmente, a maioria dos modelos lançados no mercado já possuem a função Sleep. O que acontece muitas vezes é que os usuários não a utilizam por desconhecerem seus benefícios.

Mas como funciona? A função sleep (dormir) é responsável por proporcionar mais conforto ao ambiente ao longo da noite, visto que a temperatura do nosso corpo tende a sofrer alterações quando adormecemos.

Quantas vezes já aconteceu adormecer bem e depois acordar com frio ou calor? Pois é, justamente, esta instabilidade e desconforto que o ar condicionado quer colmatar. Numa noite quente, o que acontece é que esta função permite baixar a temperatura inicialmente numa temperatura favorável para descansar. Depois, de maneira gradual, aumenta a temperatura para relaxar o corpo e ajudar o usuário a ter um sono profundo. Por fim, a temperatura mantém-se para que ao acordar se sinta revitalizado. Assim, esta funcionalidade surge porque, durante o sono o metabolismo do corpo humano desacelera e muitas pessoas acordam com o frio ou calor. A função “Dormir” diminui o consumo de energia, modificando a temperatura de modo a exigir menos esforço para arrefecer ou aquecer o ambiente. O consumo de energia pode diminuir substancialmente, na ordem dos 30%.

Dormir com o ar condicionado na função sleep é uma ótima ajuda para ter qualidade de sono! Já conhece os modelos da Mitsubishi Electric?

Qual a diferença entre o timer (Temporizador) e a função Sleep (Dormir)?

Embora a resposta a esta pergunta seja fácil, os clientes costumam fazer confusão entre estas duas funções do ar condicionado. Com o timer, é possível escolher quando quer ligar ou desligar o seu ar condicionado. Na função Sleep, o mais comum entre os modelos é a temperatura aumentar em 1ºC após a primeira hora e mais 1ºC na segunda hora. Em arrefecimento ou aquecimento, funciona da mesma forma.

Não se esqueça de que…

– Está provado que o corpo fica mais relaxado com um ambiente onde a temperatura e o fluxo do ar funcionam perfeitamente. Garanta que as suas noites de descanso sejam completas e sem interrupções nas fases do sono, pelo menos, durante 8 horas.

– O posicionamento do fluxo do ar deve ser adequado. Não deverá ter uma corrente de ar direcionada para o seu corpo durante longos períodos de tempo ou não deve haver apenas um lado do ambiente a ser arrefecido ou aquecido. Há que garantir um fluxo uniforme!

Para além de dormir com o ar condicionado ligado…

– O nosso corpo precisa de uma rotina. Deite-se todos os dias à mesma hora!

– Se não conseguir resistir a uma sesta, que seja curta – não mais do que 30 minutos e de preferência logo após o almoço, para que não interfira com o sono da noite;

– Evite cafeína à tarde e à noite;

– O jantar deve ser leve. As refeições pesadas tornam mais difícil adormecer e tornam o sono mais agitado e superficial;

– Prepare o seu quarto. Este deve estar escuro, silencioso e a uma temperatura amena.

A Megaclima tem por missão satisfazer as necessidades e corresponder às expectativas dos seus clientes. Para além de ajudá-lo a encontrar o ar condicionado mais adequado, faz a sua instalação e manutenção! Para saber mais, basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt.