Vamos falar de climatização!

É um tema recorrente em vários contextos, não há dúvidas. Neste caso, falemos do seu bem-estar, com conforto térmico, à distância de um comando, com um nível de investimento cada vez mais acessível. Não lhe parece bem?

Comecemos por perceber o que é a climatização. Segundo o dicionário Priberam, por climatização entende-se um “Conjunto de meios que permitem manter, em recinto fechado, um grau de humidade e uma temperatura desejados.” Daqui podemos concluir que há uma diversidade de equipamentos de climatização que têm como objetivo aquecer, arrefecer, desumidificar, humidificar, ventilar e até purificar os vários espaços da nossa rotina, desde os residenciais até aos comerciais ou industriais. E através da Megaclima pode ter acesso a todos eles.

Ar condicionado

O mais falado em climatização! Até porque o ar condicionado, atualmente com modelos cuja tecnologia é ímpar, consegue reunir todas as vertentes da climatização. Será na tecla Mode/ Modo que vai selecionar a função desejada. Temos, portanto, o Modo de Arrefecimento, de Aquecimento, Modo Automático, Modo desumidificação e Modo Ventilação. Não reunimos aqui quase todas as áreas da climatização? É, com toda a certeza, o equipamento de climatização que apresenta a melhor eficiência no controlo da temperatura do ambiente.

Ventilador

A ventilação abrange a troca de ar com o exterior, bem como a circulação de ar no interior do espaço. É um dos fatores mais importantes para manter uma aceitável qualidade do ar interior. A ventilação pode ser feita de 2 formas: a mecânica ou forçada e a natural. Ventilar naturalmente é o mesmo que abrir portas e janelas. O ar provém do exterior sem a utilização de ventiladores nem de outros sistemas mecânicos. O contrário aplica-se à ventilação mecânica ou forçada. Em nossa casa, encontramos vários exemplos deste tipo de ventilação. Falamos dos exaustores de casa de banho e cozinha. Velocidade, caudal e ruído são aspetos a ter em conta.

Desumidificador

Manchas negras, bolores, mofo, condensação são as consequências que se tornam logo visíveis, com o aumento de humidade. Sem termos perceção, existem os esporos e os fungos que se respiram. Para muitas casas, isto é uma realidade e comprar um desumidificador é sempre um bom conselho.

Humidificador

Sim, é verdade. Humidificar também é preciso! O humidificador de ar, à semelhança dos outros equipamentos de climatização, é para todas as estações! Com o nível de humidade relativa correto (entre os 40 e os 60%) o ar torna-se mais leve, mais fácil de ser respirado.

Purificador

Sabia que existem 20 milhões de partículas num metro cúbico de espaço nas nossas casas? Este número é 20 vezes maior do que no exterior e 200 vezes maior do que junto ao mar. Parece mentira, não é? Rapidamente, se conclui que o purificador de ar é muito importante. E esta importância torna-se ainda maior em ambientes onde vivem pessoas mais sensíveis e com outras especificidades, tais como bebés, idosos, alérgicos ou asmáticos. É essencial respirar ar puro!

Quer saber mais sobre os nossos equipamentos de climatização? Basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt. Rapidamente, obterá os esclarecimentos de que necessita!