Como se faz a medição da humidade

Enquanto o termo humidade se refere à quantidade de vapor de água no ar, a humidade relativa é a percentagem de vapor no ar de acordo com a quantidade máxima numa determinada temperatura. Descrever como se faz a medição da humidade relativa é o que pretendemos com este artigo.

O higrómetro

Podemos afirmar que a forma mais correta de medir a humidade em casa é utilizando um higrómetro digital ou um termo-higrómetro, aparelhos específicos para esse fim. Explicando melhor, o higrómetro é um instrumento que serve para medir a humidade presente nos gases, mais especificamente na atmosfera. É utilizado principalmente em estudos climáticos, mas também em locais fechados onde a presença de humidade excessiva ou abaixo do normal pode causar danos, por exemplo, em peças de museus, documentos de bibliotecas e elementos de laboratórios, bem como na sua casa!

Tenha em atenção determinados aspetos, quando escolher o seu higrómetro. Fácil de entender e manusear é imperativo, mas deixamos aqui algumas perguntas que deve fazer:

– O higrómetro tem de resistir a temperaturas muito altas ou baixas?

– Este pode funcionar com pilha, bateria ou com ligação à tomada?

– O higrómetro é fácil de calibrar?

A medição da humidade

A primeira etapa é a escolha do local onde vai fazer a medição. Depois de escolhido o higrómetro, terá de decidir o melhor local para deixá-lo. As medições da humidade dependem da temperatura. Nesta sequência, deverá escolher um local consistente e que não passe por flutuações constantes. Por exemplo, não coloque o higrómetro perto de portas e janelas, aparelhos de ar condicionado, ventiladores, humidificadores, entre outros. O higrómetro precisa de sintonia com o ambiente, pelo que, provavelmente, só passado algum tempo terá leituras corretas.

A humidade deve ser medida com regularidade. Caso queira determinar se há variações na humidade da sua casa, faça leituras em intervalos de algumas horas ou alguns dias. Lembre-se de que a humidade do ar aumenta conforme a temperatura sobe. Os dois elementos são diretamente proporcionais.

Pode ser necessário calibrar o higrómetro. Geralmente, o higrómetro precisa de calibração uma vez ao ano. Neste processo, tem de comparar as leituras do instrumento às de uma amostra de referência e fazer os devidos ajustes.

Estar a par dos níveis da humidade relativa do ar no ambiente da sua casa é muito importante. Só assim saberá se a humidade é adequada. Caso contrário, terá de escolher o equipamento ideal para cada situação. Quando o ar está mais húmido ou mais seco do que o ideal, é importante contar com um equipamento que melhore esse clima, seja um humidificador, um desumidificador ou um ar condicionado, que pode ajudar de muitas formas.

Nunca é demais dizer que prestar atenção à humidade do ar é prestar atenção a sua saúde.

Conte com a Megaclima para escolher o equipamento à medida das suas necessidades. Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional) ou envie-nos um email para geral@megaclima.pt .