Projeto de climatização industrial – Por onde começar?

A climatização é fundamental para a nossa saúde, bem-estar e conforto, especialmente se falarmos dos espaços que mais frequentamos, como é o caso do local de trabalho. Se estiver calor em casa ou num escritório, basta pegar no comando e ligar o ar condicionado, não é? Todavia, em locais industriais, atingir o conforto térmico pode ser um objetivo mais desafiante.

Trabalhar num ambiente industrial mal climatizado significa estar possivelmente sujeito a situações de descontrolo térmico, calor extremo devido ao funcionamento das máquinas ou falta de ventilação do espaço. Há que reunir condições adaptadas para um desempenho eficiente e conservação da segurança do trabalhador, que é o mesmo que dizer: precisa de investir num projeto de climatização industrial! Afinal de contas, garantir a climatização correta do seu espaço é sinónimo da qualidade do seu produto. Já pensou na questão nestes termos? Elaborar um projeto de climatização é, efetivamente, contribuir para trabalhadores satisfeitos e rentabilidade. No entanto, não caia no erro de elaborar este projeto “por conta própria e risco”! Informe-se com uma equipa de profissionais qualificados!

3 razões por que devo climatizar o meu espaço industrial

Oferecer um ambiente de trabalho adequado para os seus funcionários e garantir um produto de qualidade devem ser uma prioridade. Mas, para conseguir as melhores condições neste contexto, há um caminho a percorrer: a elaboração de um projeto de climatização industrial! Ainda tem dúvidas? Eis 3 razões pelas quais não deve descartar esta máxima.

  1. As variações de temperatura em ambiente industrial: Este fenómeno pode ocorrer devido aos processos de produção, funcionamento das máquinas ou áreas com diferentes fontes de calor. Em indústrias, onde ocorre uma grande produção e consumo de energia, é comum o aumento de temperaturas, podendo chegar a níveis extremamente elevados. A exposição prolongada e descontrolada às altas temperaturas pode afetar gravemente a saúde dos seus trabalhadores, levando a estados de fadiga, desidratação e exaustão, o que, consequentemente, altera a produtividade, afetando a qualidade e rentabilidade do seu produto.
  • A ventilação inadequada dos ambientes industriais: A falta de circulação do ar nos espaços industriais pode dificultar a dissipação do calor e a remoção de poluentes e substâncias químicas do ar. Toda esta envolvência leva a uma acumulação de produtos tóxicos, uma situação grave e prejudicial para a saúde de quem trabalha no local.
  • A humidade excessiva ou insuficiente: O descontrolo dos níveis da humidade traz grandes riscos para o negócio e para a saúde do trabalhador. Ambientes excessivamente húmidos podem levar a desconforto intenso, pela dificuldade na dissipação do calor e formam um meio ótimo para a colonização e multiplicação bacteriana, provocando uma maior suscetibilidade a doenças respiratórias. Por outro lado, ambientes muitos secos podem causar desconforto, como é o caso da irritação ocular e também respiratória.

Climatização industrial só com profissionais especializados

Elaborar um sistema de climatização, por conta própria, sem um projeto de base, é um grande erro, que, infelizmente, ainda acontece com frequência. Apesar de parecer um gasto desnecessário, não caia na tentação de achar que é possível elaborar um plano de climatização sem um projeto, feito por profissionais experientes e qualificados. Passamos a explicar a importância de elaborar um projeto de climatização e as vantagens de fazê-lo com a ajuda de um bom profissional. Vamos a mais 3 grandes razões?

  1. Segurança e eficácia – Um projeto de climatização respeita diversas etapas, pensando sempre no melhor funcionamento dos equipamentos adequados e nos possíveis imprevistos com a arquitetura do espaço. Além disto, no projeto, deve constar a melhor forma de distribuir os aparelhos, tendo em conta a ventilação, a escolha correta dos modelos para cada área e analisando as instalações elétricas, entre outros aspetos.
  • Conhecimento teórico e experiência – para elaborar um projeto de climatização tem de ter formação específica e diversas certificações. É um técnico de climatização? Se não, deve confiar numa equipa profissional qualificada. Contar com apoio especializado significa ter ao seu dispor toda a teoria e aplicabilidade sobre termodinâmica, sistemas de aquecimento, ventilação e tecnologias relacionadas, como também, assegura conformidade com regulamentos e normas.
  • A saúde sempre em primeiro lugar – Um bom projeto de climatização inclui manutenção do equipamento, a realização de limpeza e troca de filtros, visando uma boa qualidade do ar ambiente. Sem recorrer a estas dinâmicas ou a pessoas que não são profissionais especializados, sujeita-se a más escolhas de equipamentos e instalações mal efetuadas. Daqui, decorre, dando apenas um exemplo, uma deficiente renovação do ar e a exposição ao risco devido à acumulação e dispersão de agentes contaminantes.

Contratar uma equipa de profissionais qualificados trata-se de um investimento a longo prazo, assegurando apoio e suporte técnico sempre que for necessário. Já conhece a equipa da Megaclima? Esta é a empresa que vai acompanhá-lo no melhor projeto de climatização industrial! Mas afinal…

O que é um bom projeto de climatização industrial?

Quando falamos neste tipo de projetos, ressaltamos que não se trata apenas de cumprir imposições legais, também está incluído o seu conforto e as suas preferências.

O maior benefício centra-se na parceria a longo prazo e na sustentabilidade de elaborar um projeto com bons profissionais, o que reduz os seus custos de manutenção, trazendo maior durabilidade à vida útil dos aparelhos incluídos, sempre no seu melhor nível de funcionamento. Consequentemente, ao garantirmos uma boa e estável manutenção, as despesas serão muito menores!

Outros benefícios identificados são:

  • O conforto e a segurança dos trabalhadores da sua indústria, que, certamente, se reflete num aumento de produtividade.
  • Maior qualidade do produto, pela sua produção e conservação em condições de segurança e de acordo com as exigências e necessidades.
  • Conservação de outros aparelhos e equipamentos que sejam sensíveis a alterações de temperatura e humidade, minimizando o desgaste e prologando a sua vida útil.

Uma boa climatização é sempre sinónimo de sustentabilidade e de eficiência energética, permitindo ajustar as condições de acordo com as necessidades específicas, evitando o desperdício de energia.

A Megaclima dispõe de um gabinete de projeto que opera no mercado da climatização há cerca de 30 anos! Temos o know-how e a equipa certa para acompanhar o seu projeto, mantendo sempre o melhor compromisso entre eficiência, investimento e performance.  

E o nosso serviço de atendimento comprometido com a prontidão e profissionalismo está à espera do seu contacto: o nosso número é 219 253 300 (custo de chamada para a rede fixa nacional) e o nosso email é geral@megaclima.pt . E ainda dispomos de formulários online que pode preencher com rapidez e facilidade!