Climatização de estufas agrícolas

Ter uma estufa agrícola pode ser desafiante pelas dificuldades que exigem uma atenção constante e conhecimento muito específico. O cultivo de produto em estufa é sinónimo de um equilíbrio delicado entre criar um ambiente ideal para o crescimento e lidar com as complexidades das condições climáticas controladas. Um projeto de climatização adequado é essencial para levar a cabo todo o processo de produção, sob pena de descurar a qualidade do seu produto.

Optar por instalar um sistema de climatização é escolher cultivar produtos com qualidade e em segurança, em qualquer altura do ano! Não é o objetivo de qualquer produtor? Transforme a sua estufa sem demoras e crie um ambiente de ar revigorado, ventilado e com a temperatura adaptada às necessidades específicas das suas culturas. Leia até ao fim para ficar a conhecer os desafios da climatização de estufas agrícolas.

Qual é o ambiente ideal para uma estufa?

O ambiente de uma estufa agrícola é cuidadosamente projetado e controlado com o objetivo de criar as condições ideais para o crescimento do seu produto. As condições climáticas são ajustadas e reguladas de acordo com as necessidades específicas das culturas, em termos de temperatura, humidade e ventilação. Ora veja:

Temperatura: A temperatura de uma estufa agrícola é mantida dentro de faixas específicas, adequadas à produção. Depende muito do produto, mas, geralmente, a temperatura é mais elevada do que a temperatura ambiente, especialmente durante as estações mais frias. Apesar de ser variável, em média, as estufas mantém uma temperatura entre os 20ºC e os 30ºC.

Humidade: A humidade relativa do ar é controlada para evitar a desidratação excessiva do produto agrícola e a perda excessiva de água por transpiração. O intervalo de humidade pode variar, mas, normalmente, é mantido entre os 50% e 80%. Mas aqui há que ter muito cuidado. Os níveis muito altos de humidade podem aumentar o risco de propagação fúngica, já que torna-se num ambiente propenso ao crescimento de agentes patogénicos. Por outro lado, um baixo nível de humidade, abaixo de 30%, provoca o stresse por calor, e o produto agrícola acaba por morrer.

Ventilação: A circulação de ar é crucial para evitar a acumulação de calor, humidade excessiva e gases indesejados, como o CO2 abundante. Uma ventilação adequada ajuda a distribuir uniformemente a temperatura e humidade na estufa, o que resulta numa produção rentável e na melhor qualidade de produto.

Sabia que?
Paralelamente à climatização, a luminosidade de uma estufa é igualmente crucial para o produto agrícola, especialmente durante os meses de inverno, quando a quantidade de horas de sol diminui consideravelmente. Para aumentar a quantidade de luz diária recebida, os sistemas de iluminação artificial cumprem uma função também ela muito importante, visando estimular o crescimento e o florescimento expectados.

Como crio este ambiente equilibrado numa estufa agrícola?

Os produtos agrícolas são caracterizados pela sua grande sensibilidade. Tornam-se frágeis e muito condicionados pelas mudanças ambientais. Não há dúvidas: obter consistência climática é estritamente necessário para alcançar um produto de qualidade! São várias as soluções de climatização no contexto da estufa agrícola. O ar condicionado pode ser o seu grande aliado nesta missão. E porquê?

Controlo com precisão: Os sistemas de ar condicionado permitem um controlo preciso da temperatura, um fator especialmente importante durante as mudanças climáticas drásticas ou transições de estações, onde as variações de temperaturas podem ser prejudiciais para o crescimento do produto agrícola. Com este equipamento, é possível obter valores estáveis e precisos, alheios a mudanças abruptas e descontroladas.

Otimização das culturas: Diferentes culturas possuem diferentes requisitos de temperatura para o seu crescimento ideal. Ter um sistema de ar condicionado permite criar condições personalizadas para cada tipo de planta, fruta ou legume. O resultado são colheitas mais saudáveis, rápidas e de melhor qualidade. Ao recorrer ao controlo de temperatura por ar condicionado reduz também o “stresse” das culturas, um fator de risco que pode provocar problemas de crescimento, queda de flores ou frutos e maior suscetibilidade a doenças.

Prolongamento da estação de crescimento: Com o controlo da temperatura por ar condicionado, é possível estender a estação de crescimento ao simular condições climáticas. Proporcionar ambientes quentes em épocas frias é um dos exemplos. Desta forma, consegue obter produto de qualidade durante qualquer altura do ano, independentemente das condições atmosféricas exteriores.

E escusado será dizer que, usando aparelhos de ar condicionado, está a tomar uma decisão sustentável! Ao optar por um controlo preciso de temperatura, a eficiência energética do seu aparelho traduz-se num menor consumo de energia, em comparação com a tentativa de controlar a temperatura por outros meios menos eficientes. Não há melhor solução para um produto saudável e de qualidade, sem descurar os índices de rentabilidade e economia de custos!

Climatizar o seu espaço não é um investimento em vão, é atribuir qualidade e segurança ao seu produto. É fazer crescer o seu negócio, à medida que o produto germina.

Benefícios adicionais em climatização de estufas agrícolas

Se formos além da conquista do objetivo final de produto de qualidade e produção nos níveis desejados, podemos apontar como benefícios adicionais:

Economia de Recursos – Embora a instalação e manutenção de sistemas de climatização em estufas representem um investimento, a eficiência no uso de recursos como água e energia pode ser alcançada. Sistemas modernos de climatização visam minimizar o desperdício e maximizar os benefícios para o cultivo.

Maior variedade de produto – Em algumas regiões, certas variedades de flores ou frutas exóticas, por exemplo, podem não se desenvolver bem naturalmente devido às condições climáticas locais. As estufas permitem o cultivo dessas variedades num ambiente controlado, expandindo as opções disponíveis no mercado.

Pesquisa e Experimentação – As estufas climatizadas também são usadas em pesquisa e experimentação, permitindo aos cientistas estudar o impacto de diferentes condições climáticas no produto agrícola e desenvolver métodos mais eficazes de cultivo.

A Megaclima é uma empresa de climatização que semeia o compromisso para com o cliente há 30 anos. Ampla oferta de equipamentos, um serviço de excelência desde o projeto até à instalação, com um suporte pós-venda de topo, caracterizam a nossa história de sucesso.

Estamos aqui para si! Basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo da rede fixa nacional), enviar-nos um email para geral@megaclima.pt  ou preencher os nossos formulários online. Até já!