Como evitar humidade em casa – Guia Prático

A humidade pode até ter apenas uma visibilidade subtil, mas será sempre potencialmente prejudicial nos nossos lares. Este artigo realça a importância de manter um ambiente doméstico controlado e explora os impactos da humidade excessiva não apenas nas casas, mas também na saúde. Ao abordar estratégias eficazes, procuramos preservar não só os espaços, como também criar ambientes propícios ao bem-estar físico e mental. No que toca à humidade dentro de casa, por vezes, são apenas pequenas mudanças que podem influenciar a qualidade do ar e a integridade estrutural da sua casa, proporcionando um refúgio verdadeiramente saudável para si e para a sua família.

Desde sistemas avançados de ventilação, a produtos de desumidificação para utilização industrial, comercial ou doméstica, a Megaclima possui uma seleção de equipamentos abrangente e adaptável. Neste artigo, procuramos esclarecer as particularidades destas soluções no que toca ao combate contra a humidade, fornecendo informações valiosas que irão ajudá-lo na escolha do sistema mais adequado às suas necessidades. Acompanhe-nos!

O que é a humidade?

De um ponto de vista muito generalizado, a humidade consiste na presença de água em materiais, no ar ou no nosso corpo. Assim, temos:

  1. Humidade no ar
  2. Humidade no solo
  3. Humidade em materiais
  4. Humidade corporal

Destacamos a humidade no ar, que se relaciona à quantidade de vapor de água presente na atmosfera. É frequentemente expressa como percentagem de humidade relativa.

Em contexto doméstico, a percentagem de humidade relativa considerada saudável deve estar situada entre os 30% e 50%. É crucial que haja um controlo destes valores, de modo a evitar o desenvolvimento ou agravamento de problemas de saúde, como as alergias, e de forma a diminuir potenciais danos em materiais ou estruturas. Humidade dentro de casa é definitivamente algo a evitar!

O aquecimento global está relacionado com a humidade?

É sempre importante enquadrar estas temáticas nos nossos textos indo ao encontro da atualidade e do contexto de urgência climática em que vivemos. Feito o parêntesis, respondamos à questão: sim, o aquecimento global encontra-se intimamente ligado aos níveis de humidade. Apresentamos de seguida algumas das formas como estes se encontram relacionados:

Alterações nos padrões de precipitação

– Aumento da evaporação

– Eventos climáticos extremos

– Ciclo da água alterado

– Impactos na saúde

– Degelo e aumento do nível do mar

Exploremos três dos aspetos mencionados anteriormente, com mais detalhe:

Alterações nos padrões de precipitação: O aquecimento global tem o poder de modificar os padrões de precipitação em várias regiões. Em algumas áreas, pode aumentar a intensidade e a frequência das chuvas, contribuindo para problemas relacionados com inundações e para uma maior humidade em determinadas estações.

– Aumento da evaporação: O aumento da temperatura global pode resultar numa maior evaporação da água dos oceanos, rios e solos. Este processo leva a uma acumulação superior de vapor de água na atmosfera, levando a um aumento da humidade relativa.

– Impactos na saúde: O aumento da humidade que resulta do aquecimento global e das suas consequências nefastas pode levar à criação de condições propícias à propagação de doenças relacionadas com a acumulação de águas estagnadas. Estas águas poder-se-ão tornar num local de reprodução de bactérias e parasitas, aumentando o risco de doenças transmitidas pela água.

Não há dúvidas, o aquecimento global influencia a distribuição e quantidade de humidade relativa na atmosfera, afetando os padrões climáticos e levando a impactos significativos em diversos sistemas naturais e sociais. É essencial destacar a complexidade das alterações climáticas e a necessidade de desenvolver abordagens para mitigar os seus efeitos adversos.

Sabia que?
 
As regiões do planeta com maiores taxas de humidade relativa na atmosfera, encontram-se nas zonas tropicais e equatoriais.
 
A Floresta Amazónica conta com uma humidade relativa média entre 77% e 91%, sendo caracterizada pelo seu clima tropical húmido. Vale a pena ressaltar que estas médias podem variar em diferentes partes da floresta e ao longo das estações do ano.

Boas práticas para recuperar a sensação de bem-estar em casa

Combater a humidade em casa pode ser uma tarefa desafiante, no entanto, existem medidas naturais que podem ajudar neste processo.

  • Faça uma ventilação adequada, mantendo as janelas abertas para permitir a circulação do ar;
  • Plantas de interior como fetos ou lírios podem absorver o excesso de humidade do ar;
  • Coloque sais absorventes de humidade, como cloreto de cálcio, em recipientes abertos em áreas propensas ao desenvolvimento deste problema;
  • Certifique-se de que seca completamente as roupas, evitando pendurá-las em ambientes fechados durante muito tempo;
  • Coloque saquetas de sílica em gel em gavetas, armários ou outros espaços propensos à humidade;
  • Faça uma manutenção regular da sua casa, reparando, por exemplo, fugas de água, por mais pequenas que sejam.

Lembre-se de que a eficácia destas dicas pode variar com base na gravidade do problema de humidade e nas condições específicas da sua casa. Em casos mais graves, pode ser necessário recorrer a soluções profissionais.

Soluções Megaclima

A Megaclima apresenta inúmeras soluções que permitem um controlo eficaz da humidade em contexto doméstico, comercial e industrial.

Possui sistemas de ventilação, incluindo uma panóplia de exaustores adaptados às mais variadas partes da casa, incidindo diretamente sobre o problema. Contacte-nos se precisar de ajuda!

Destaque Produto



O Desumidificador e Purificador com filtro HEPA da Parkoo é uma escolha segura para o controlo da humidade em sua casa. Com uma capacidade de depósito de 5,6L, que se desliga automaticamente quando atinge o seu limite, este aparelho é uma solução eficaz no controlo da humidade. Equipado com o filtro HEPA, permite a remoção de 99,5% das partículas que podem desencadear problemas de saúde como as alergias.

A medição constante dos níveis de humidade é crucial para manter um controlo efetivo das condições ambientais. O higrómetro é um instrumento de medição da humidade na atmosfera. É utilizado principalmente em estudos do clima, mas também em locais fechados onde a presença de humidade excessiva ou abaixo do normal pode ser prejudicial para as pessoas e objetos.

Numa análise final, é possível um controlo eficaz da humidade, que é essencial para assegurar um lar saudável e equilibrado. Ao controlar a humidade, está a garantir a qualidade do ambiente interior, evitando potenciais problemas como o desenvolvimento de mofo, danos estruturais e riscos para a saúde.

Já conhece a Megaclima? Nós temos a solução perfeita para si.

Consulte o que os nossos clientes dizem sobre nós aqui! Entretanto, esperamos pelo seu contacto. O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo da rede fixa nacional), o email é geral@megaclima.pt e pode optar por preencher os nossos formulários online!