Climatizar e poupar! É possível – Megaclima

Nos últimos tempos, tornámo-nos mais conscientes ambientalmente, mais comprometidos com a ideia e práticas de sustentabilidade, mais solidários, mais responsáveis socialmente. Não é assim para todos, mas, felizmente, há uma maioria. Neste panorama, entra a necessidade de poupança nas várias vertentes da nossa vida e a climatização não é exceção. Poupança com a climatização? Deixamos aqui algumas dicas!

Todos somos agentes da mudança, já o ouvimos várias vezes. E mudar para preservar o nosso planeta é imperativo! Vivemos num contexto de escassez de recursos. A superexploração dos recursos naturais é uma realidade e, caso não atuemos imediatamente, em 2030, a qualidade de vida como a conhecemos não existirá. São pequenas atitudes que podem fazer toda a diferença! Poupar eletricidade é uma delas. Por que não começar já? Falemos de como se pode potenciar a poupança com a climatização.

Reduzir custos e poupar energia com a climatização

Existem linhas gerais que podem levar a poupança com a climatização naturalmente, sem grandes compromissos da sua parte. Se analisarmos bem, é mesmo uma questão de mentalidade. Da teoria à prática, saiba que é desde o início em que faz a escolha de climatizar a sua casa com determinados equipamentos que pode começar a poupar eletricidade.

Uma compra eficiente

Ao comprar qualquer equipamento de climatização, e outros, tem de ter em atenção a sua categoria energética. É verdade que os eletrodomésticos mais eficientes são mais caros, mas, na grande maioria das vezes, vai conseguir poupar a médio/longo prazo. Aqui, a célebre frase “o barato sai caro” não podia ser melhor aplicada.

Sabia que?
2021 foi o ano de introdução gradual da nova etiqueta energética. As classes “+” desaparecem, sendo a nova classificação de A a G. A classe A corresponde ao máximo em termos de eficiência energética. A estratégia é manter, para já, a classe A vazia, de modo que os fabricantes desenvolvam esforços para produzir equipamentos cada vez mais eficientes. Todavia, vai haver atualizações, sempre com o intuito de incentivar a pesquisa e desenvolvimento tecnológico em direção à eficiência energética.  

A importância da instalação

Não nos cansamos de dizer, uma correta instalação é determinante para o bom funcionamento do seu equipamento de climatização. Se falarmos do ar condicionado, ao ter uma empresa credenciada, experiente, com boas referências é meio caminho para ter confiança e garantia de uma boa performance do seu equipamento, sem gastos desnecessários!

Uma má instalação pode ser sinónimo de risco. Muitas vezes acontece:

– Escolher erradamente o local onde deve instalar o seu ar condicionado. Se, por exemplo, o equipamento for colocado numa área sem circulação de ar, vai sobreaquecer e a sua eficiência fica comprometida, para além de acarretar perigo.

– Não verificar se há fugas do gás refrigerante! O aparelho pode até funcionar normalmente, mas o seu rendimento vai piorando gradualmente.

– Não fazer o teste de vácuo, um procedimento que é exigido por lei. O vácuo é responsável pela limpeza da tubagem, removendo os gases não condensáveis e a humidade.

A Megaclima tem estas e muitas outras preocupações com a instalação do seu equipamento de ar condicionado. Para o aproveitamento total da eficiência energética e segurança máximas, incluímos:

  • Antivibráticos na unidade exterior de alta qualidade, assegurando mínima vibração e máximo silêncio;
  • Cobre e isolamento de alta qualidade certificados;
  • Suportes exteriores antiferrugem;
  • Buchas metálicas de alta qualidade e parafusos de dureza máxima 8:8, para fixação segura no exterior.

Não descure a manutenção

Eis um passo determinante para prolongar a vida útil do seu equipamento, mantendo o seu melhor desempenho e o seu nível de eficiência. Quer a manutenção preventiva, quer a curativa são muito importantes. Fazer uma boa limpeza e os testes normais de funcionamento vai evitar muitos pedidos de assistência técnica.

Ao preferir a manutenção Megaclima, no que diz respeito ao seu equipamento de ar condicionado, pode contar com:

Trabalhos nas unidades interiores

– Reaperto de contactos elétricos;

– Teste de drenagem;

– Limpeza de filtros e alhetas com produto antibacteriano;

– Verificação de ruídos da turbina;

– Teste das funções do comando;

– Verificação da fixação da evaporadora;

– Limpeza de grelhas.

Trabalhos nas unidades exteriores

– Medição de pressões;

– Medição da temperatura de insuflação;

– Medição da temperatura de aspiração;

– Verificação do rendimento do compressor;

– Verificação do consumo do compressor;

– Verificação da fixação da unidade condensadora.

Não corra riscos e contrate uma empresa especializada para a compra, instalação e manutenção do seu equipamento de climatização! Já conhece a Megaclima?

Tecnologia Inverter – grande motor de poupança

A tecnologia inverter não está apenas presente nos equipamentos de climatização. Desde os frigoríficos, passando pelas máquinas de secar e lavar roupa e loiça até ao ar condicionado! Os modelos Inverter podem permitir uma poupança que chega aos 70%. O seu compressor, em vez de ligar e desligar intermitentemente, vai gerindo a rotação, reduzindo ou aumentando a velocidade, o que resulta em economia de energia pela ausência dos picos de consumo. Por outro lado, esta tecnologia diminui o nível de ruídos, o que é essencial para o seu conforto. Quer saber mais?

Outras dicas de poupança de energia e custos

Há várias formas de potenciar ainda mais a eficiência do seu ar condicionado. Aqui estão algumas dicas:

  • Manter o aparelho ligado nos 23ºC;
  • Evitar ligar as luzes quando o ar condicionado estiver em funcionamento;
  • Use a função sleep;
  • Use e abuse do temporizador;
  • Locais com forte exposição solar são proibidos para colocar a unidade interior;
  • A instalação da unidade interior em locais altos é o ideal, mas atenção que existem distâncias que devem ser respeitadas.
  • Mantenha portas e janelas fechadas enquanto o aparelho estiver a funcionar.

E já agora, como evitar o desperdício é uma atitude com consciência ambiental, por que não reutilizar a água do ar condicionado para: 

  • Limpeza: terá o mesmo efeito do que a água da torneira. Basta acrescentar os produtos de costume, detergentes e desinfetantes. Outra ideia é da reutilização da água para a lavagem do seu carro, por exemplo; 
  • Regar as plantas: a água do ar condicionado também pode ser usada para regar as plantas e os jardins. Atenção que esta não tem todos os nutrientes necessários. Pode ser necessário adicionar um complemento para fortalecê-la. 
  • Engomar: a água que sai do ar condicionado não está suja de maneira que possa manchar as roupas, então esta também pode ser reaproveitada nos ferros a vapor. 
  • Autoclismo: a água pode ser usada na descarga de água do autoclismo. É, sem dúvida, uma solução sustentável contra esse desperdício. 

Há muito mais para falarmos! Estamos aqui durante a vida do seu equipamento para dar-lhe o melhor serviço! Pode ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Se preferir, envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online. Até já!