Ar condicionado no inverno.

Numa altura em que o inverno se aproxima, é importante começar a fazer as suas pesquisas e contas ao orçamento que pode ser aplicado na compra de um equipamento AC. Eficiência energética, performance, estética e tecnologia são, certamente, aspetos a considerar. Ar condicionado no inverno? Sim, por favor!

Quando pensamos em ar condicionado no inverno ou em qualquer outra estação, a primeira ideia associada é a de conseguir a temperatura desejada. Mas um equipamento AC vai muito além do aquecimento ou arrefecimento. Tecnologia e inovação fazem parte da assinatura de todas as marcas, são características essenciais de qualquer modelo que sai para o mercado. Ter um ar condicionado, em sua casa ou no seu escritório, é ter um ambiente envolto em bem-estar, nunca descurando a saúde de quem frequenta o espaço. Falamos de conforto térmico e a expressão pode ter uma analogia imediata errónea. Como dissemos acima, não é só temperatura!

O que é o conforto térmico?

Na equação do conforto térmico, entra a temperatura, os níveis de humidade, a circulação e consequente qualidade do ar. Ter conforto térmico é na sua essência sentir-se bem no ambiente onde está, sendo que, numa vertente mais especializada em climatização, todos os aspetos acima referidos têm de ser contemplados.

Apesar do que acabámos de explicar, temos de fazer sempre uma ressalva. O conforto térmico é algo muito ligado à perceção de cada um de nós. Quantas vezes, no mesmo espaço, climatizado de modo uniforme, encontramos algumas pessoas que sentem frio, outras que estão confortáveis e outras que sentem calor? Não é um cenário descabido, pois não? Assim, temos de salientar que as condições térmicas do ambiente são avaliadas de forma subjetiva por cada indivíduo. É factual: o nosso estado fisiológico altera a perceção de conforto térmico. Ou seja, por exemplo, quando fazemos exercício físico, o nosso metabolismo fica mais acelerado, produzimos mais calor e temos menos frio. Nesta linha de pensamento, aqui fica mais uns factos interessantes.

Quantas vezes já ouviu dizer que as mulheres são mais friorentas do que os homens?
Muitas, decerto! Explicando cientificamente: as mulheres possuem em média uma taxa metabólica inferior à dos homens, ou seja, produzem menos calor para manter suas funções vitais, o que faz com que se sintam confortáveis a temperaturas mais altas. É caso para dizer que, no inverno, a conta da luz numa casa só de senhoras, pode ser mais alta!

E quanto a idades? Os miúdos têm sempre calor, não é?
Sem dúvida que o metabolismo é mais elevado em idades mais jovens.

É preciso preparar o meu AC para o inverno?

Na realidade, deve, acima de tudo, cuidar bem do seu equipamento e estar seguro de que tudo está pronto para um funcionamento pleno, quer falemos de aquecimento ou de arrefecimento. Assim, uma manutenção e limpeza profissionais podem ser necessárias. É importante:

– Verificar se em termos de ligações elétricas tudo parece estar em bom estado e fazer os respetivos testes. Os cabos não podem estar em mau estado e há que ter em atenção que equipamento não deve estar ligado a fontes de alimentação juntamente com outros aparelhos domésticos. Sobreaquecimento ou curto-circuitos podem pôr em risco a segurança das pessoas que frequentam o espaço.

– Certificar-se que os circuitos de refrigeração (os tubos através dos quais o gás refrigerante circula entre a unidade interior e a unidade exterior) estão devidamente isolados. 

– Limpar filtros e outros componentes. Com uma higienização profissional, o interior das máquinas é também contemplado! No que diz respeito à unidade interior (evaporadora) filtros, grelhas, alhetas, dreno, permutador de calor, entre outros, são alvo de limpeza. Já em relação à unidade exterior (condensadora), se a serpentina e alhetas estiverem muito sujas, é possível usar ar comprimido ou até mesmo jato de água, com baixa pressão somente ao alcance de técnicos especializados. Trata-se de uma limpeza complexa que se não for efetuada corretamente pode causar danos no equipamento.  

Estes cuidados vão garantir a boa performance do seu AC, prolongando a sua vida útil. Ao mesmo tempo evitam gastos desnecessários com avarias que não só têm o custo de reparação como também podem aumentar o consumo de energia!

Já conhece os contratos de assistência e manutenção da Megaclima? Garantimos uma assistência rápida, tratando-se de um processo 100% seguro, sem toxidade e sujidades em sua casa!

Que cuidados devo ter com o ar condicionado no inverno?

Para finalizar, deixamos aqui alguns conselhos que vão ajudá-lo a estimar o seu ar condicionado no inverno, tendo em conta os indicadores de funcionamento e eficiente energética:

  • Seja razoável no uso do ar condicionado: nos dias menos frios, em que há a possibilidade de conservar o calor dentro da sua casa, fechando bem as janelas ou cortinas, faça um uso sustentável do seu AC. É a melhor atitude para o ambiente e para a sua carteira também!

  • Tenha atenção, evite a exposição à chuva do seu equipamento de AC: O ar condicionado precisa de ser montado num local seco e bem ventilado. As paredes com forte exposição à agua da chuva não são boa ideia! Livre de danos elétricos, corrosão e entrada indesejada de água, o seu ar condicionado funcionará muito melhor e terá uma maior durabilidade.

  • As duas unidades deixem estar colocadas numa área com circulação de ar: Idealmente, nomeadamente no inverno, a instalação interna dos sistemas de ar condicionados é uma opção favorável e segura, protegendo o aparelho de condições adversas, como chuva ou vento. No entanto é necessário que ambas as unidades estejam num local com circulação de ar, prevenindo o seu sobreaquecimento. Desta forma, não compromete a eficácia do seu aparelho e assegura um ambiente livre de perigo.

A experiência Megaclima no setor da climatização já caminha para 30 anos! Temos as respostas certas para esclarecer as suas dúvidas e os equipamentos mais adequados para o seu espaço! E quando falamos de equipa técnica e especializada, não há como errar… Entre em contacto connosco! Ligue-nos para o número 219 253 300, envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online.