O ar condicionado e o seu bebé

O ar condicionado é o seu maior aliado no que toca ao conforto térmico. Trata-se de um equipamento muito equilibrado no seu funcionamento e quem tem o controlo é você mesmo! Por isso, esqueça os mitos sobre os malefícios do ar condicionado e tenha as melhores condições de climatização para receber o seu bebé em casa!

Já falámos algumas vezes sobre alertas desnecessários no que toca a malefícios associados ao ar condicionado. Dizer que o ar condicionado faz mal à saúde é um deles! Os hospitais não são climatizados? Não há nada mais óbvio que contraria este mito! O ar condicionado não prejudica a saúde. Este equipamento até pode ter uma forte ação de filtragem do ar, dando-lhe mais qualidade. O ar condicionado e o seu bebé irão dar-se muito bem!

É seguro instalar um ar condicionado no quarto do bebé?

Claro que sim! Todos chegamos a um consenso ao constatar que é muito melhor ter um ambiente climatizado e confortável do que um espaço muito frio ou muito quente, pouco ventilado e húmido. O corpo do bebé, sobretudo quando falamos de um recém-nascido, está constantemente a aprender a reagir ao meio ambiente e a ajustar a sua temperatura corporal. Por várias razões, é mais frágil e suscetível à desidratação, a alergias, dermatites e, até mesmo, ao choque térmico. Como já tivemos várias oportunidades de dizer, ter conforto térmico é ter qualidade de vida! E é isso mesmo que quer para o seu bebé… O melhor!

  • O melhor local para instalar a unidade interior

Ter segurança e confiança ao ter um ar condicionado no quarto do bebé tem de começar logo de início, ou seja, aquando da instalação. O projeto de climatização deve ser efetuado por uma empresa experiente e reconhecida no mercado, com uma equipa técnica de topo. Estes profissionais saberão levar a cabo uma instalação correta. O local onde vão ficar as unidades do AC é muito importante para o seu correto funcionamento. Por exemplo, paredes com uma forte exposição solar ou com canos são proibidas! Saiba mais aqui.

  • Configure o aparelho na temperatura certa

Uma sala bem climatizada e ventilada é muito importante para o seu bebé, reduzindo inclusive o risco de SMSL (Síndrome de Morte Súbita Infantil). A temperatura do quarto dos bebés é muito importante para o seu bem-estar. Se o bebé não se sente confortável com a temperatura do quarto, pode sofrer perturbações de sono, acordando várias vezes durante a noite, o que se reflete na sua disposição e até no seu apetite!

O ideal é manter a temperatura do quarto dos bebés entre os 18ºC e os 22ºC. Muitos pais têm tendência para sobreaquecer o quarto. Isto pode ser muito prejudicial. É preferir vestir mais uma peça de roupa do que aumentar a temperatura do quarto.

  • O bebé não pode estar perto da saída do ar

Tal como o ar condicionado tem de ter o local correto para a sua instalação, também o berço deve ter uma posição cuidada no enquadramento do quarto. Perto de portas e janelas e do ar condicionado são locais proibidos. Expor o bebé à circulação constante e intensa de ar é contraproducente. O ar condicionado pode, eventualmente, secar um pouco mais a pele do bebé, pelo que uma hidratação adequada é sempre aconselhada.

  • Atenção às mudanças de temperatura

Evite a circulação frequente entre zonas quentes e frias. Mudanças bruscas de temperaturas não são boas para a nossa saúde! Antes de sair, por exemplo, o ideal é desligar o ar condicionado e esperar um pouco. Assim, a diferença será menor. Se estamos a falar de sair de um espaço quente para o exterior com temperaturas baixas, garanta que o bebé está bem agasalhado.

  • Não descure a manutenção do seu ar condicionado

Claro que este é um conselho para todos os equipamentos, incluindo, claro, o do quarto do bebé! Manter o seu ar condicionado em boas condições é determinante para o seu correto desempenho, sem acumulação de impurezas, sujidades e com uma verificação atempada de potenciais danos. Porquê correr riscos? Conheça aqui os nossos contratos de assistência e manutenção!

Como fazer a ventilação no quarto de bebé?

Ter um espaço bem ventilado é importantíssimo! O interior é muito mais poluído do que o exterior, justamente porque a circulação de ar permite uma renovação constante. Assim, escolha uma altura do dia (durante a manhã é o ideal) e, com o ar condicionado desligado, faça a ventilação pelas janelas e portas abertas, ajudando a renovar o ar do ambiente.

Pode optar por um ventilador, mas só se o quarto estiver impecavelmente limpo. Se assim não for, o ventilador apenas vai servir para espalhar partículas de sujidade, fungos e bactérias. Tal como o dissemos em relação ao AC, tenha atenção e não posicione o ventilador com a saída de ar na direção do bebé.

Já pensou num purificador?

O purificador pode ser um verdadeiro aliado do ar condicionado. “Estimando uma percentagem considerável de pessoas que sofre de alguma dificuldade no trato respiratório, o esterilizador e purificador de ar ajudam a manter os ambientes fechados mais saudáveis.”, explicamos nós num artigo sobre este equipamento de climatização.

Desumidificador

Deixamos só um alerta final, mas não menos importante. O nível de humidade relativa do ar é muito importante! Ter um ambiente muito húmido ou muito seco não é bom para o seu bebé. Considere que:

– Abaixo de 45% HR: o ar está seco em excesso.

Pondere usar um humidificador!

– De 50% a 60% HR: o ar está confortável e saudável.

Com o nível de humidade relativa correto, o ar torna-se mais leve, mais fácil de ser respirado.

– Acima de 70% HR: o ar está húmido em excesso. É para estas situações que existe o desumidificador!

Sabia que a Megaclima tem uma oferta muito variada em termos de climatização? Com mais de 25 anos no mercado, o processo desde a escolha de equipamento até à instalação e assistência pode começar e acabar connosco! Quer saber mais? Basta ligar-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online!