Comprar uma ventoinha é boa opção?

Para já, é importante dizer-lhe que é, efetivamente, uma opção para fazer circular o ar em sua casa. E promover uma boa circulação de ar é importante para manter estáveis a temperatura e a qualidade do ar que respiramos. Sobre “como escolher uma ventoinha” e se é uma boa opção para si, respondemos já a seguir!

Já está a pensar no calor que aí vem e não tem orçamento disponível para comprar um ar condicionado? A ventoinha pode contribuir para o fim da sensação de ar abafado e estagnado. E isso vai ajudá-lo nos momentos mais quentes. Mas fique por aqui para saber mais sobre os benefícios e alguns tópicos acerca deste tipo de equipamento de climatização. Conte com uma ajuda para conseguir um ambiente mais confortável, saudável e tranquilo.

A ventoinha e o seu bem-estar

Ter uma ventoinha pode ser sinónimo de conforto e bem-estar. Não comece já a especular sobre os piores cenários que este verão pode significar. Vejamos alguns benefícios que pode usufruir com a compra deste aparelho:

Melhoria da circulação de ar: uma ventoinha pode ajudar a melhorar a circulação de ar, diminuindo a sensação de ar abafado e estagnado. Em certa medida, pode sentir o ambiente mais fresco e confortável, o que ajuda, sem dúvida, a promover uma sensação de bem-estar.

Temperatura mais controlada: Ao fazer circular o ar fresco ou ajudando a dispersar ar quente, a ventoinha ajuda a controlar os níveis de temperatura.

Redução de ruído: Este é um benefício curioso e interessante, desconhecido para muitos. Algumas ventoinhas, as ultrassilenciosas, ajudam a reduzir a quantidade de ruído de fundo num ambiente, o que pode ser especialmente útil para pessoas que são sensíveis a ruídos ou que têm dificuldade para dormir. O ruído branco da ventoinha tem o efeito de mascarar outros sons e criar um ambiente mais tranquilo.

Purificação do ar: Existem modelos de ventoinhas com função de purificação do ar que ajudam a remover poluentes e alergénio. Esta é uma mais-valia a ter em conta no momento do investimento, já que contamos com a redução do risco de problemas respiratórios e de todos os sintomas associados.

O que precisa de saber no momento da compra?

Existem várias características a ter em conta quando decidir comprar uma ventoinha!

Quer saber as mais importantes?

  • Tamanho: Deve equacionar o tamanho da ventoinha em função da área do espaço onde esta vai funcionar. Uma ventoinha pequena pode não fornecer o fluxo de ar suficiente para um quarto grande, enquanto uma ventoinha grande pode ser muito barulhenta para um quarto pequeno.
  • Tipo de ventoinha: Existem diferentes tipos de ventoinhas (de mesa, de pé, coluna, de parede…). É muito importante optar por um modelo que esteja em sintonia com a área do espaço e o local onde a considera colocar.
  • Nível de ruído: uma característica tão importante como as primeiras, sobretudo se falamos de uma ventoinha para quarto ou para o espaço onde trabalha. Tenha em atenção que ventoinhas cujo motor tem RPMs (rotações por minuto) mais elevados tendem a ser mais barulhentos.
  • Taxa de Fluxo de ar: O fluxo de ar de uma ventoinha é medido em m3 por minuto. Quanto maior a taxa de fluxo de ar, maior será a sua capacidade de fazer mover o ar.
  • Eficiência energética: Preste atenção à etiqueta energética da ventoinha! As que possuem classificações de eficiência energética mais altas consomem menos eletricidade, o que pode resultar em economias significativas na sua conta da luz.
  • Oscilação: A capacidade de oscilação é muito importante. Há ventoinhas estáticas, mas aquelas que se movem de um lado para o outro, ajudam a circular o ar de forma mais eficaz por todo o espaço.
  • Funções adicionais: Hoje em dia uma ventoinha já traz funções que facilitam ainda mais o seu funcionamento e até recursos para além da circulação do ar. Controlo remoto, temporizador, purificação de ar e ionização de ar são alguns exemplos.
  • Estrutura: É importante perceber a fragilidade ou robustez da base ou do pé e se consegue garantir estabilidade enquanto funciona. Testar o aparelho na velocidade máxima é determinar para verificar esta característica.
  • Facilidade de manutenção e limpeza: Optar por um modelo com grelhas removíveis é o ideal para facilitar a limpeza. Por outro lado, também há que referir que as grelhas de metal são mais resistentes do que as de plástico.

Tipos de ventoinhas

Como já referimos acima, o tipo de ventoinha deve ser tido em conta de acordo com o espaço e a localização onde tenciona colocar este equipamento de ventilação. Assim, podemos distinguir:

De mola ou secretária: De tamanho reduzido e leves, têm uma potência média-baixa e podem ser fixadas na aresta de qualquer superfície. Ideais para uso individual, colocando-as em secretárias, mesinhas de cabeceira, bancadas de cozinha, entre outros.

De mesa: De tamanho reduzido e de média/baixa potência. Vão além do uso individual, mas destinam-se a espaços pequenos.

De pé: Já possuem mais potência e podem ser colocadas em qualquer lugar. Regra geral, possuem oscilação, pelo que têm a capacidade de fazer chegar a ventilação a todo o espaço.

De coluna: Na realidade, são ventoinhas de pé, mas com uma forma alongada. Pela sua estética, podem ocupar um lugar mais discreto no espaço. Também incluem a função de oscilação ou rotação, promovendo uma boa circulação do ar.

De parede/teto: Podem ser fixadas à parede ou ao teto, o que permite alcançar uma área, expandido o ar por toda a divisão. Não ocupando espaço, são ideais para espaços que já possuem frequência de pessoas, como seja escritórios e oficinas, por exemplo.

Industriais: Este tipo de ventoinha já possui envergadura adequada para espaços mais amplos. Têm uma potência elevada, mas seu tamanho não é muito grande, podendo ser portáteis, o que é uma grande vantagem.

Foram esclarecidas todas as suas dúvidas sobre como escolher uma ventoinha ou ainda precisa de ajuda? O ideal será contactar a equipa da Megaclima, empresa reconhecida e premiada no mercado da climatização, a caminho dos 30 anos de história!

Pode ligar-nos para o número 219 253 300, enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online!