A importância da exaustão industrial

No contexto industrial, é imprescindível ter controlo das condições do ar. Homens e máquinas precisam de ocupar o mesmo recinto sem prejuízo de ambos. Grande parte das indústrias gera resíduos e desperdícios que, não sendo tratados, iriam poluir a atmosfera. Daqui é fácil concluir a importância de uma boa ventilação e exaustão. O exaustor industrial é um grande aliado neste processo.

Instalação Comercial e Industrial

Entre falar de uma ventilação ao nível de escritórios ou lojas, por exemplo, e de uma ventilação industrial a diferença é muito grande. Numa instalação comercial, o objetivo principal é a eliminação de fumo, odores e, eventualmente, calor. Numa instalação industrial, a ventilação do ambiente passa por controlar as concentrações de contaminantes e poluentes, de modo a que os níveis sejam aceitáveis para o organismo humano. Existem regras para todo este circuito de distribuição e renovação de ar, pelo que as indústrias terão de ser cumpridoras e optar pelos melhores equipamentos de exaustão.

Contaminantes e poluentes

Dentro dos contaminantes e poluentes podemos incluir vários agentes: fumos, líquidos atomizados (névoas poluentes), gases tóxicos, solventes voláteis, poeiras, entre outros. Ao expor um indivíduo a uma concentração excessiva de certo contaminante no ar, não se descarta a hipótese de envenenamento, sendo que alergias e irritações são a consequência mais frequente. No caso de inalação de ar contaminado, este entra em contacto direto com os pulmões! Durante o processo de respiração e oxigenação, o contaminante é transportado para a corrente sanguínea, que percorre todos os órgãos vitais… Não há qualquer argumento para correr riscos! Há que manter as renovações de ar numa taxa aceitável. A pureza do ar está intimamente ligada a saúde dos trabalhadores e o organismo humano só pode admitir e tolerar pequenas doses de contaminantes. É preciso alertar e investir na exaustão industrial!

Especificações técnicas a ter em conta

Na Megaclima, podemos ajudá-lo a escolher o melhor exaustor industrial, de acordo com o espaço e o segmento de produção. Após avaliação do espaço e das necessidades, a escolha vai dar resposta a vários aspetos a ter em conta, como por exemplo:

– Que tipo de exaustor será preferencial;

– Capacidade ou Vazão;

– Pressão Estática ou Total; 

– Potência Absorvida;

– Pode ser silencioso, de médio ou alto ruído;

– Vai aspirar ar limpo, sujo, com pós, com partículas corrosivas ou não;

– Sendo corrosivos, quais são os agentes;

– Qual a temperatura do ar aspirado;

– Qual o volume do ambiente, o número de pessoas presentes, a potência instalada, os Kgs/Horas de óleo queimado, se for o caso, etc.

Mais uma vez, alertamos para esta necessidade urgente de exaustão industrial. Não espere mais e procure a melhor solução, aliando preço e qualidade.

Prefira o aconselhamento da nossa equipa de apoio ao cliente. Basta ligar para o número 219 253 300 ou enviar-nos um email para geral@megaclima.pt .

Compartilhe o nosso artigo
Follow by Email
Facebook
Google+
https://www.megaclima.pt/blog/a-importancia-da-exaustao-industrial/
Twitter
Pinterest
LinkedIn