Climatização comercial

Climatizar um espaço comercial é de tal forma importante que pode, efetivamente, estar relacionado com os resultados do negócio. É fácil perceber esta relação. Afinal de contas, quem gosta de fazer compras numa loja com muito calor ou gelada? Não fica desconfortável com aquele ar saturado pela presença de muitas pessoas?

Sim, a climatização comercial é essencial para o seu negócio! E atenção não nos foquemos apenas na loja ou no supermercado. Estamos também a falar da sua empresa, do seu escritório! Qualquer espaço deve ser climatizado, sobretudo quando não é possível fazer uma ventilação adequada – o que acontece muitas vezes em ambientes comerciais.

O projeto de climatização comercial

Para levar a cabo um projeto de climatização comercial (e reforcemos também esta necessidade para os espaços residenciais e industriais) o primeiro passo a dar é contratar uma empresa especializada. Esta fase é de uma relevância muito grande e vai influenciar toda a vida útil do equipamento, no seu desempenho, na sua eficiência energética e na sua durabilidade. Não a descure! Faça a sua pesquisa encontre a melhor empresa de climatização.

Para um projeto de climatização, devemos considerar 3 fases:

– Na primeira etapa, a que podemos designar de fase preliminar, procede-se a um estudo de todas as características do espaço a climatizar e far-se-á um esboço do sistema de climatização. É um estudo inicial do projeto, onde se enquadram o cálculo das cargas térmicas e a análise de todos os dados físicos, bem como outros aspetos que fazem parte desse mesmo cálculo térmico;

– Na fase seguinte do projeto climatização comercial, dá-se início à escolha dos equipamentos, desenvolvendo-se representações gráficas do esquema de climatização, esboços, memórias descritivas e especificações de caráter técnico;

– A última fase é aquela em que se apresenta o projeto executivo. Neste passo, fazem-se todas as consolidações necessárias para que o cliente receba a documentação definitiva.

Para além dos projetos de climatização propriamente ditos, a Megaclima também faz Assessoria, planeamento e fiscalização. Conheça os serviços do nosso gabinete de projeto aqui.

Porquê climatizar um espaço comercial?

Iniciámos este artigo ao falar de como as vendas de um negócio podem ressentir-se com a má escolha de um equipamento de climatização ou com a inexistência deste. Não temos qualquer dúvida!

Clientes e colaboradores tem de ter conforto térmico para que se sintam em pleno nesta dinâmica.

  • Este conforto térmico tem um papel essencial no crescimento do negócio. Um ambiente confortável em termos de temperatura, circulação e qualidade do ar vai fazer com que os clientes fiquem mais tempo. Assim, as possibilidades de vendas aumentam logo! Com frio, calor ou ar saturado não vai conseguir reter clientes!
  • Virando o ponteiro para os colaboradores do espaço comercial, o conforto térmico está também diretamente relacionado com o aumento de produtividade.

A temperatura e os efeitos na saúde

Num cenário de temperaturas elevadas, há aumento da circulação sanguínea, subindo também a temperatura corporal, que é controlada através da transpiração. Se o corpo não consegue eliminar suficientemente o excesso de calor, além do desconforto, o trabalhador pode perder sua capacidade de concentração, tornando-se vulnerável a erros, irritabilidade e, consequentemente, a sua produtividade baixa. E não é só a produtividade que está em causa, é obviamente a saúde dos seus colaboradores. Baixas de tensão e desmaios são recorrentes neste quadro. Se estiver muito frio, poder-se-á verificar um aumento de alergias e infeções. Quando a temperatura desce, regra geral, o ar fica mais seco, o que resseca as mucosas do aparelho respiratório. Isso compromete a produção de secreções com anticorpos para a defesa do organismo, favorecendo o aparecimento de doenças respiratórias.

Quais os equipamentos mais comuns num sistema de climatização comercial?

Respondemos assertivamente a esta questão: a parceria entre o ar condicionadoe a cortina de ar é a que tem efeitos mais vantajosos para o seu negócio!

Ar condicionado

Se falamos de espaços mais pequenos, de comércio tradicional, com porta aberta para a rua, poder-se-á optar simplesmente por uma unidade deste equipamento. Todavia, se a climatização se estende a uma empresa grande, com vários espaços, o sistema de ar condicionado multisplit é o ideal. Quando falamos de multisplit, descremos um sistema de climatização que permite controlar termicamente vários ambientes, utilizando apenas uma unidade exterior (unidade condensadora) e várias unidades interiores (unidades evaporadoras), distribuídas de acordo com os espaços a climatizar. Cada aparelho funciona de forma independente.

Se o espaço tiver uma dimensão grande, o ar condicionado VRF (“Fluxo de Gás Refrigerante Variável”, do inglês “Variable Refrigerant Flow”) é a melhor solução. Trata-se de uma escolha adequada quando há uma necessidade de grande capacidade e potência, sem esquecer a necessidade de economia, a versatilidade e eficiência. Imaginemos, neste caso, a climatização de hotéis, supermercados, centros comerciais, escritórios maiores e edifícios de uso misto. O que acontece é a variação do fluxo do gás refrigerante, distribuindo o ar de acordo com a capacidade que é solicitada por cada evaporadora (unidade interior). É também um sistema multisplit mas de elevada potência, com uma unidade condensadora (exterior) muito robusta que pode ser ligada a diversas unidades interiores de uma forma independente, podendo chegar a 64 máquinas.

Cortina de Ar

Com a cortina de ar vai conseguir isolar termicamente o espaço, enquanto as portas estão abertas. Por outro lado, este equipamento atua como uma barreira, não só contra o ar de fora como também contra fumos, poeira, odores e até mesmo insetos. A sua instalação é fácil e rápida, tem um funcionamento silencioso e, regra geral, o preço é acessível, conseguindo-se uma ótima relação custo-benefício.

Conhece o poder do efeito “porta aberta”?
 
– Aumenta o fluxo de pessoas;
– Aumento o espaço útil da entrada;
– Sem porta, o espaço torna-se na sua própria montra, já que se consegue facilmente ver o interior da loja.

A parceria entre o ar condicionado e a cortina de ar é o ideal. Os equipamentos de ar condicionado conseguem ter um funcionamento regular, sem haver necessidade de trabalhar na sua capacidade máxima, o que prolonga a sua vida útil, exige menos reparações e um menor consumo de energia. 

Conheça as diferentes marcas e modelos de ar condicionado e cortina de ar no site da Megaclima! Quer receber uma proposta rápida, detalhada, à medida do seu espaço? Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online.