O que pode falhar na montagem de ar condicionado

Já por diversas vezes falámos em instalação ou montagem de ar condicionado. Neste artigo, vamos incidir sobre os erros que esta montagem pode ter e os resultados negativos para a sua casa e bem-estar.

Com um leque cada vez mais vasto de opções de modelos de ar condicionado e com uma tecnologia cada vez mais avançada e a pensar no seu público, mesmo assim, há muitos clientes pouco satisfeitos com a performance do seu equipamento. Na realidade, o maior motivo por trás desta frustração está nos erros aquando da montagem de ar condicionado.

Para já, urge alertá-lo para a importância da empresa que contrata, não só para a compra mas também para a montagem de ar condicionado. Na Megalima, ao comprar-nos um equipamento com a respetiva montagem está a assegurar um serviço pós-venda com garantia, prestado por profissionais competentes e qualificados.

Mas voltemos o tema deste texto: erros na montagem de ar condicionado.

Não verificar os drenos

Os drenos são uma parte importante da montagem deste tipo de equipamento, evitando que a humidade fique dentro do ambiente. Quando mal instalados, podem liberar partículas que causam infiltrações em tetos e paredes próximos do ar condicionado. O problema pode ser evitado com uma verificação preventiva após a instalação dos mesmos.

Não escolher o local mais adequado

O local onde deve ser montado o ar condicionado não pode ser escolhido com propósitos estéticos. Escondê-lo para que não fique no ângulo de visão não é boa escolha. O ar condicionado precisa de ser montado num local fresco e bem ventilado. As paredes com forte exposição, por exemplo, não são boa ideia! Livre do calor e do ar concentrado, o seu ar condicionado funcionará muito melhor e terá uma maior durabilidade.

Comprometer as trocas de ar

Para ocorrerem trocas de ar de forma correta é necessário garantir que há área suficiente. Ao manter o equipamento em espaços apertados ou em contacto com objetos que obstruem a passagem de ar, corre o risco de danificá-lo rapidamente.

Não usar condutas adequadas

As condutas apropriadas evitam as fugas de ar e otimizam o desempenho do seu ar condicionado. Estas são fabricadas de acordo com o tamanho do equipamento e variam de modelo para modelo. A escolha das condutas e respetivas peças é muito importante. Não se coíba de perguntar ao técnico responsável se esta escolha foi bem calculada.

Não testar as funcionalidades do equipamento

Após montagem, o técnico deverá fazer um teste de funcionamento para garantir que o seu ar condicionado não tem falhas. É importante também verificar se existe alguma fuga no gás para refrigeração, algo que pode prejudicar bastante a performance do equipamento. Quando a unidade sofre uma perda considerável de gás — igual ou maior que 10% —, o consumo energético aumenta muito. Evitando estas fugas, está a fazer um consumo energético consciente, para além de que não sofre aumento de custos.

Ao escolher instalar o seu ar condicionado com a Megaclima, garantimos-lhe as melhores condições e resultados de trabalho. Ligue-nos já para o número 219 253 300 e agende uma visita gratuita com o nosso técnico de projeto! Também nos pode enviar um email para geral@megaclima.pt .

 

Compartilhe o nosso artigo
Follow by Email
Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn