Tem estado atento à manutenção do seu AC?

As temperaturas vão começar a subir, um bom desempenho do seu equipamento de ar condicionado é tudo! Ambiente fresco e confortável, sem custos excessivos e com uma qualidade de ar a combinar com o seu bem-estar… A isto chama-se arrefecer o seu verão com qualidade!

Não descurar a manutenção preventiva do seu ar condicionado é essencial para garantir as melhores condições de desempenho em épocas de maior funcionamento. Ondas de calor e de frio, situações climáticas de extremos são cada vez mais frequentes, daí as exigências de climatização serem também maiores. O que deve ter em conta é que se não cuidar do seu AC, este também não trará todos os benefícios nos quais investiu.

Onde começa uma boa performance do ar condicionado?

Uma boa performance de qualquer equipamento começa nas suas especificidades técnicas, nas suas potencialidades e funções. Já tivemos a oportunidade de explicar-lhe o que significa um bom ar condicionado. Em traços gerais, tenha em conta:

  • A potência em relação à área que pretende climatizar;
  • O nível de ruído;
  • A etiqueta energética;
  • A tecnologia inverter;
  • As funcionalidades;
  • A relação entre o preço e o que acima descrevemos.

Mas, atenção, uma boa performance pode efetivamente começar no equipamento, todavia, se a instalação falhar, o funcionamento do ar condicionado ficará comprometido! Pode ter um modelo topo de gama, mas se este for mal instalado, o seu investimento “cai por terra”, como se costuma dizer. Exemplos de má instalação são:

  • Escolher incorretamente o local para as unidades interior e exterior;
  • Não usar condutas adequadas;
  • Não verificar os drenos;
  • Comprometer as trocas de ar;
  • Não testar as funcionalidades do equipamento.

Daqui, obviamente, resultam consequências que não só influenciam o desempenho do ar condicionado como também podem causar danos como seja fugas de gás refrigerante, sobrecarga (tanto elétrica quanto de peso sobre estruturas), curto-circuitos e, em casos graves, há riscos de incêndio na rede elétrica e estragos que comprometem a estrutura da sua casa.

Destacando a terceira grande razão pela qual o funcionamento do aparelho não é o que deve ser em teoria, falamos do tema central deste texto: a manutenção preventiva do ar condicionado! De que vale ter o melhor AC se não cuida dele quando deve de ser? Ora, leia a seguir o que é importante numa manutenção preventiva.

Os diferentes passos da manutenção preventiva

Para levar a cabo uma boa manutenção preventiva, há que obedecer a vários passos. Assim, nada melhor do que confiar em técnicos especializados e experientes que facilitam a esta tarefa, nos devidos timings e sem quaisquer perturbações e desarrumações em sua casa! Já conhece a equipa técnica da Megaclima?

– Verificação de ligação à rede elétrica

Todos os dispositivos manuais ou automáticos de manobra e proteção do circuito devem estar devidamente ligados sem quaisquer interrupções.

Limpeza do equipamento

A sujidade é responsável pela obstrução do sistema de ar condicionado, já que vai entupir a serpentina, gerando acumulação de detritos que vão libertar impurezas para o ar. Um filtro sujo, com pó ou outras substâncias particuladas que são retidas, impede o fluxo normal e constante de ar limpo. 

Proceder-se à limpeza de filtros e alhetas com um produto antibacteriano é essencial. Atenção, porque nunca dever-se-á usar álcool ou solventes! O pó é removido com ajuda de um pincel na zona das ligações, sendo que a zona do ventilador e o interior do evaporador são limpas com um aspirador. Os filtros são limpos segundo as instruções do fabricante. Alguns até são laváveis.

Na unidade exterior, é comum usar-se um soprador, para eliminar pó, lixo e outros detritos que possam estar aqui alojados.

A higienização periódica das serpentinas também é muito importante, já que é um local sujeito a humidades e, por isso, onde pode proliferar bactérias e microorganismos.

– Verificação de conexões

Dever-se-á verificar se as conexões, flanges e outras fixações estão bem apertadas, para evitar fugas, ruídos e vibrações.

– Verificação de peças metálicas e tubagens

Saber se as peças e tubagens estão em boas condições é determinante para o bom funcionamento do ar condicionado.

– Verificação do nível do gás refrigerante

As fugas de gás podem acontecer. De acordo com um funcionamento normal do seu equipamento, os gases refrigerantes apenas sofrem transformações físicas, de líquido para gás e de gás para líquido, não havendo perdas na sua quantidade. Assim, em condições normais, não será necessário a carga de gás do ar condicionado. Esta verificação é também muito importante e não deve ser descurada!

E quanto à manutenção curativa?

A manutenção curativa ocorrerá com maior frequência se não for feita a manutenção preventiva. Ao realizar uma manutenção com um profissional, sabe que este vai desmontar o equipamento para ser verificado e higienizado por completo. É uma garantia de que vai saber se há algum problema e pode reagir a tempo de sentir perdas de performance e outros danos mais graves!

Benefícios de uma boa manutenção do seu AC

O primeiro grande benefício é poder usufruir de todas as potencialidades do seu ar condicionado. Conforto térmico e saúde são pilares do bem-estar! Mas enumeremos aqui as principais vantagens:

Prevenção do mau funcionamento

– Benefícios para a saúde com o aumento de qualidade do ar

– Maior vida útil para o ar condicionado

– Eficiência e poupança

Agende a sua manutenção com a Megaclima

Com a Megaclima pode fazer todo o processo de climatização. Projeto, escolha de equipamento, instalação e manutenção! Connosco, fará uma compra segura, confiável e de qualidade! Somos uma empresa certificada há 30 anos, com uma elevada credibilidade! Já fomos premiados, temos as melhores referências de especialistas e uma equipa técnica credenciada e com grande longevidade na empresa!

Quer saber o que dizem os nossos clientes? Clique aqui!

Por que não nos solicita uma proposta detalhada da melhor solução de ar condicionado com instalação!

Temos vários modelos, das mais prestigiadas marcas do mercado, com descontos que podem ir até aos 35%!

A frequência da manutenção e da higienização do ar condicionado varia de acordo com a localização e o ambiente em que o aparelho está instalado. Ligue-nos que nós explicamos-lhe tudo! O nosso número é o 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional). Pode também enviar-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencher os nossos formulários online. O melhor atendimento, das 9h00 às 18h30!