Ventoinhas Industriais

A ventilação tem uma importância absoluta em qualquer ramo de negócio, em qualquer infraestrutura habitacional, em qualquer empresa. Trata-se de garantir a qualidade do ar que respiramos, de eliminar toxinas e elementos poluentes, de garantir bem-estar e proteger a saúde das pessoas que frequentam o espaço. Mas não só!

Já tivemos a oportunidade para detalhar o que acima escrevemos. Os benefícios de uma boa ventilação em sua casa. Como fazê-lo naturalmente ou com a ajuda dos equipamentos certos. Todas as vantagens de aumentar a qualidade do ar interior. Agora, vamos aprofundar esta temática direcionada para o setor industrial. A ventilação industrial é determinante para bons resultados de produção, para o bem-estar dos colaboradores e a durabilidade de maquinaria e infraestruturas. As ventoinhas industriais são, sem dúvida, equipamentos que têm um papel determinante neste enquadramento.

Ventilação Industrial

Por ventilação, entendemos a movimentação de ar, que pode ser feita com controlo, seja de uma forma natural ou mecânica. É intuitivo pensar que a circulação de ar natural nas indústrias normalmente não é suficiente para atender às normas técnicas. Um sistema de ventilação com os equipamentos adequados é essencial.


Se quisermos elaborar mais o tema da ventilação industrial no contexto fabril, sabemos que a segurança e saúde da equipa vai ser um ponto de destaque. Sem dúvida que manter um bom sistema de ventilação industrial é fundamental para garantir a qualidade do ar.

Este sistema será responsável pela renovação do ar dentro do ambiente fechado e trará vários benefícios. Destaquemos 3 principais vantagens de uma ventilação adequada feita por ventoinhas industriais e outros equipamentos complementares:

  • Prevenção de doenças respiratórias – A disseminação de vírus através do ar é muito frequente. A falta de renovação e circulação do ar em ambientes fechados contribui para este facto. Uma correta ventilação vai diminuir os riscos para a sua saúde e a dos seus colaboradores. Isto, depois, refletir-se-á também na diminuição dos custos que pode ser consequência pela redução na taxa de abstenção no trabalho.

  • Aumento da produtividade – Ao garantir um ambiente de trabalho com qualidade de ar e conforto térmico (temperatura adequada, níveis ideais de humidade e espaço bem ventilado), está a reunir as condições necessárias para impactar positivamente a produtividade dos intervenientes no seu negócio.

  • Controlo dos agentes poluentes e contaminação do espaço, produto e pessoas – De acordo com cada indústria, há que distinguir os diferentes tipos de poluentes nocivos. Na indústria da madeira, na indústria metalúrgica e metalomecânica, nas indústrias químicas, entre outras, existem diferentes agentes contaminantes. As ventoinhas industriais e outros equipamentos complementares vão ajudar neste objetivo.

Como implementar o sistema de ventilação

Para escolher o melhor sistema de ventilação para a sua indústria tem de se focar em cada espaço. Cada ambiente, precisa de um determinado sistema, atentando às pessoas que o frequentam, ao tipo de maquinaria e respetivo funcionamento, bem como ao tipo de produto que se produz. Não se trata de uma solução padronizada, há todo um conjunto de especificidades que se tem de ter em linha de conta.

Será necessária uma análise minuciosa de todas as condicionantes, por exemplo:

  • Tipo de indústria

  • Tipo de espaço

  • Tipo de produto

  • Se o ambiente é frequentado ou não por pessoas

  • Respeito pelas exigências de normas específicas

Considerando estes aspetos, pode optar por diferentes sistemas:

  • Ventilação geral ou ventilação geral diluidora: de um ponto de vista geral, permite a conservação de materiais e equipamentos, permite reduzir o aquecimento de motores, o isolamento de cabines elétricas, a preservação de alimentos, entre outros. O método é o de insuflar ou fazer a exaustão do ambiente para permitir uma renovação do ar e a consequente diminuição de agentes poluentes. 

  • Ventilação Exaustora: com o objetivo principal de impedir o ar poluído, evita que os trabalhadores inalem as substâncias nocivas, sendo a técnica de exaustão a protagonista. Aqui, destacamos os captores localizados próximos da fonte de emissão de poluentes, tubagens, ventiladores e, quando necessário, filtros coletores de partículas (fumos, poeiras e névoas). Este tipo de ventilação impede que as impurezas se dispersem pelo ambiente de trabalho. O exaustor é normalmente colocado após o filtro, libertando o ar limpo para o exterior. 

Principais componentes do sistema de exaustão e ventilação 

  • Ventiladores (centrífugo ou axial); 

  • Captores; 

  • Coifas; 

  • Tubagem; 

  • Exaustores (podem variar de acordo com os tipos de gases presentes no ambiente); 

  • Filtros de ar; 

  • Serpentinas; 

  • Dampers; 

  • Abafadores de ruídos. 

Tipos de ventiladores/exaustores industriais

No ambiente industrial, podemos distinguir entre vários tipos de ventiladores/exaustores. No site da Megaclima, poderá ver cada equipamento mais detalhadamente.

1 – Exaustor Telhado
2 – Exaustor Tubular
3 – Caixas Centrífugas
4 – Exaustor Telhado
5 – Caixas Centrífugas
6 – Exaustor Tubular
7 – Ventilador Centrífugo
8 – Exaustor Tubular
9 – Exaustor Telhado
10 – Exaustor Murais
11 – Exaustor Murais

A ventilação e a humidade em excesso

Um ambiente bem ventilado está, à partida, bem protegido contra os malefícios do excesso de humidade. Em casa, sobretudo nas assoalhadas mais propícias a serem afetadas, a ajuda da ventilação é essencial:

Casa de banho: um ventilador de casa de banho é um equipamento elétrico, discreto e de fácil instalação. Ao libertar o ar para o exterior, a condensação é minimizada, o bolor e os maus odores diminuem. Por outro lado, as paredes, tetos e juntas ficarão em bom estado por mais tempo.

Cozinha: quer se trate de uma cozinha profissional ou doméstica, a exaustão e ventilação assumem um papel fundamental. Vapores, odores, condensação. As rotinas deste espaço exigem equipamentos capazes de fazer circular o ar e proporcionar uma exaustão adequada.

Na indústria, a história repete-se! A ventilação vai, sem dúvida, ajudar a evitar os problemas que o excesso de humidade pode provocar. Vai permitir a redução de fungos, mofo e condensação em máquinas e tubulações. Por outro lado, ajuda, por exemplo, na secagem de pisos escorregadios por humidade e na manutenção da integridade de embalagens de papelão e madeira.

Temos muito para conversar, não temos? A Megaclima possui uma equipa de especialistas, com muita experiência em todas as vertentes da climatização, que podem ajudá-lo a chegar ao melhor sistema de ventilação para a sua indústria. Entre em contacto connosco! Ligue-nos para o número 219 253 300 (chamada com custo para a rede fixa nacional), envie-nos um email para geral@megaclima.pt ou preencha os nossos formulários online.